Considerado um dos concursos mais concorridos do Brasil, os testes para a admissão à carreira diplomática já têm data para acontecer. O concurso do Instituto Rio Branco deveria ter acontecido em agosto do ano passado, mas foi adiado, em razão da pandemia do novo coronavírus.
No total, o Instituto Rio Branco oferece 25 vagas para a classe inicial de terceiro-secretário, com remuneração de R$ 19,1 mil por mês. A primeira etapa está agendada, agora, para o próximo dia 11 de abril. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (18), segundo o portal Metrópoles.
A primeira fase será aplicada pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). O processo será dividido em dois períodos (às 9h30 e às 15h) com três horas de duração cada. O resultado final do concurso deve ser divulgado no dia 4 do mês de agosto.
Fases do concurso para diplomata
- A primeira fase é composta por prova objetiva com questões sobre língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, economia e direito.
- Na segunda fase, os candidatos realizam uma prova escrita sobre língua portuguesa e língua inglesa.
- Na terceira etapa, as provas escritas questionam sobre história do Brasil, política internacional, geografia, economia, direito, língua espanhola e língua francesa.
Carreira diplomática
Para concorrer, o candidato deve ter ao menos 18 anos de idade e ter concluído o ensino superior. Os interessados também precisam ter disponibilidade para trabalhar em outros países.
Aprovados, os futuros diplomatas fazem um curso de formação para diplomatas no Instituto Rio Branco. Depois, passam a servir ao Serviço Exterior Brasileiro.