DESCASO

Quase dois anos após ser desocupado, Edifício Holiday sofre com saques constantes

O Edifício Holiday se encontra totalmente desocupado desde março de 2019

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/02/2021 às 13:49
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Os saques ao Edifício Holiday, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, parecem não ter fim. Diversas janelas e peças de alumínio já foram levadas do prédio. A maioria das investidas foi filmada por moradores da área. Quem mora nas redondezas revela que os saques ocorrem inclusive durante o dia.

A vizinhança se queixa da insegurança. "A noite é péssimo. Barulho das pessoas levando as janelas do Edifício Holiday. A gente precisa de polícia aqui e não se vê", contou um morador da área que preferiu não se identificar.

A reportagem da TV/Rádio Jornal flagrou pessoas furtando peças do prédio. Assista:

>> Após quase 2 anos de interdição, situação do Edifício Holiday, no Recife, é de desesperança

>> Moradores de Boa Viagem, no Recife, denunciam ponto de drogas, crimes e vandalismo no Edifício Holiday

Respostas

Em nota, a Polícia Militar informou que as rondas no local são feitas por viaturas, motocicletas e contam o apoio do Gati. O texto diz ainda que na manhã desta quarta-feira (17) equipes do 19º Batalhão estiveram no local e fizeram uma varredura no edifício.

A PM ressalta ainda que ocorrências precisam ser sempre registradas ou pelo 190 ou em uma delegacia. Já a Prefeitura do Recife voltou a afirmar que os serviços de manutenção, limpeza e segurança interna do imóvel são de responsabilidade do condomínio.

Situação do Edifício Holiday

No dia 23 de março de 2019, o Edifício Holiday foi completamente desocupado. A medida de desocupação e interdição do Holiday foi tomada no dia 12 de março em sentença dada pelo juiz Gomes da Rocha Neto, da 7ª vara da Fazenda Pública da Capital. A decisão saiu após requerimento feito pela Prefeitura do Recife, onde foi identificado que o prédio apresenta problemas estruturais e risco de incêndio, devido às precárias condições da rede elétrica do local.

Com o edifício completamente desocupado, a Prefeitura do Recife e a coordenação da operação fizeram o restante da remoção dos pertences que permaneceram nos apartamentos.

O Holiday é um prédio da década de 1950, e foi construído em meio a alta especulação imobiliária da Praia de Boa Viagem, na época. O tempo se passou e o prédio começou a ser ocupado.

Nos 17 andares, moravam cerca de 3 mil pessoas, nos 476 apartamentos que o Holiday tem. O grande problema é que o Holiday não vinha recebendo a assistência necessária. Por conta disso, a parte estrutural e as fiações elétricas do edifício foram se degradando. E esse foi o grande motivo para que a justiça determinasse a desocupação dos moradores do Holiday.