Após a polêmica saída da Ford do Brasil, que deixou mais de cinco mil pessoas desempregadas, outras montadoras devem deixar de fabricar alguns modelos no país. Segundo o portal IG apurou, a paralisação na produção desses veículos se deve a vários motivos, entre eles, o baixo desempenho no volume de vendas de alguns deles. Confira a lista com os cinco veículos que devem deixar de ser fabricados no país:
1. Volkswagen Up!
Seguindo a tendência dos subcompactos europeus, o VW Up! ganhou o carinho dos mais jovens, sobretudo pela economia de combustível e praticidade dos motores de três cilindros. Quem gosta de velocidade encontrou, na verão TSI, um esportivo bastante atraente na hora de dirigir.
Hoje vendido por R$ 60.090, o Up! perdeu apelo. A Volkswagen deve interromper a produção do modelo ainda no primeiro semestre deste ano, dando espaço ao projeto A00, que, segundo o IG, será a base para a próxima geração do Gol. O projeto deve aparecer para o público antes de 2022.
2. Toyota Etios
Lançado em 2012, o Etios foi o primeiro carro compacto da Toyota no Brasil. Com design pouco atraente, segundo o IG, o veículo sofreu resistência dos consumidores e caiu nas vendas em 2017, após o lançamento do Toyota Yaris.
Segundo a reportagem do IG, o modelo deixará de ser produzido em Sorocaba (SP), sem ser substituído. A linha de montagem será usada para preparar o SUV Corolla Cross.
3. Fiat Uno
Segundo o IG, os executivos da Fiat estavam preparados para anunciar o fim da produção do Fiat Uno, mas mudaram de ideia, temporariamente, em razão do fim das operações da Ford no país. A ideia é captar alguns clientes do Ka.
No entanto, o modelo deve deixar de ser produzido no país, após 38 anos no mercado. Segundo o IG, o Uno também perdeu apelo, principalmente após o lançamento do Mobi em 2016, que é mais moderno e o compacto mais barato.
4. Honda Civic
O Honda Civic começou a ser produzido no Brasil em 1998. Depois disso, o modelo fez bastante sucesso e tem como principal concorrente o Toyota Corolla. Segundo apurou o IG, a expectativa é que a nova geração seja bem diferente da atual. O Civic será importado e em apenas algumas versões.
5. Chevrolet Montana
Entre as picapes, o destaque do momento é a Fiat Strada. Segundo a reportagem, apenas a marca italiana deve continuar a investir neste segmento. A GM deve apostar em um novo modelo maior que a Montana.
Atualmente, a Montana é vendida a R$ 78.370 e, principalmente, para frotistas. O carro é acompanhado por ar-condicionado, direção assistida, computador de bordo, além de outros ítens.