Política

Daniel Silveira: Raul Henry quer que Câmara dê punição exemplar ao deputado bolsonarista que ameaçou ministros do STF

No início da semana, Daniel Silveira postou vídeo fazendo apologia ao AI-5 e ameaçando ministros do STF

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 19/02/2021 às 9:57
Reprodução/YouTube
FOTO: Reprodução/YouTube

O deputado federal Raul Henry (MDB-PE) espera que o plenário da Câmara mantenha a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). Para Henry, a atitude de Silveira atenta contra a democracia. No início da semana, o bolsonarista postou um vídeo nas redes sociais fazendo apologia ao AI-5 e ameaçando ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“O que ele fez foi extrapolar todos os limites. Ele incitou a violência contra a ordem democrática, contra o estado de direito, que é o que garante a liberdade de expressão. Ele insultou, difamou, intimidou, ameaçou membros da suprema corte, inclusive com ameaça implícita contra a vida. Uma ação como essa é inadmissível. Nenhum país sério no mundo permitiria isso. O que aconteceria depois disso, se não houver uma punição exemplar para um parlamentar que se comporta desta maneira?”, analisou Henry em entrevista ao Passando a Limpo, na manhã desta sexta-feira (19).

Para o deputado, que é ex-vice governador de Pernambuco, parlamentares não podem usar a desculpa de “imunidade parlamentar” para cometer atos como os de Silveira. “A Imunidade parlamentar foi criada para proteger a democracia, para os mandatos parlamentares contra qualquer violência. Neste caso, quem produziu a ameaça e violência é um deputado. Ele não está sendo ameaçado por ninguém, pelo contrário, a iniciativa foi dele”, disse.

“A democracia é o maior patrimônio que o Brasil tem. Não podemos permitir que essa atitude facista atente contra nossa democracia”, acrescentou.

Confira a entrevista na íntegra: