DINHEIRO

PIS/PASEP 2020/2021: veja como sacar abono salarial pela Caixa ou Banco do Brasil

O abono salarial Pis/Pasep 2020/2021 favorece mais de 24 milhões de brasileiros

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 19/02/2021 às 17:45
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

O abono salarial Pis/Pasep 2020/2021 favorece 24,7 milhões de brasileiros, que têm direito de receber o valor. Apesar de o benefício já estar disponível para todos, 8,5 milhões de pessoas ainda não sacaram o abono na Caixa ou no Banco do Brasil.

O calendário de pagamento do Pis/Pasep 2020/2021 iniciou em julho de 2020 e foi finalizado no dia 11 de fevereiro de 2021, após medida emergencial adotada pelo governo que antecipou as datas de liberação do dinheiro. Ainda assim, os trabalhadores que têm direito de receber o benefício podem sacar a quantia até 30 de junho.

>>>PIS-PASEP 2020/2021: 8,6 milhões ainda não sacaram o abono salarial; veja como sacar e quem tem direito ao benefício

Os beneficiários da rede privada recebem o Pis pela Caixa Econônica Federal. Ao todo são R$ 17 bilhões disponibilizados para 22,2 milhões de trabalhadores. Desses, 14 milhões de pessoas já sacaram o valor, enquanto 8 milhões de beneficiários ainda não retiraram o abono.

Já os servidores das redes públicas federal, estadual ou municipal garantem o benefício pelo Banco do Brasil. No total, 2,7 milhões de trabalhadores recebem $ 2,5 bilhões. 2,2 milhões de pessoas já retiraram o benefício, mas 477 mil servidores ainda precisam sacar o valor.

Como sacar o PIS na Caixa

• Quem possui o Cartão Cidadão pode efetuar o saque nos caixas eletrônicos da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas.

• Quem não possui o cartão, deve procurar uma agência da Caixa e apresentar um documento oficial de identificação. Na ocasião, o trabalhador pode aproveitar para solicitar o Cartão Cidadão e cadastrar sua senha.

• Quem possuir conta individual na CAIXA pode ter o benefício depositado diretamente na conta, caso haja saldo acima de R$1,00 e movimentação.

Como sacar o Pasep no BB

Os pagamentos do abono salarial são realizados com crédito em conta corrente ou poupança do Banco do Brasil. Quem não recebeu o valor em sua conta, pode efetuar o saque em uma agência, com a apresentação de um documento oficial de identificação.

Quem tem direito a receber o Pis/Pasep

O benefício é liberado a trabalhadores de empresas públicas e privadas que receberam, em média, até dois salários mínimos de remuneração e trabalharam com registro formal por pelo menos 30 dias no ano-base, neste caso, 2019.

Requisitos para receber o benefício:

• Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;

• Ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ) remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício;

•Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;

• Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base em questão.

Motivos para saque das Cotas do PIS

Os valores depositados referentes ao Programa de Integração Social, distribuído pelas empresas aos empregados cadastrados no programa entre 1971 até 04/10/1988, estão disponíveis para saque uma vez iniciado o calendário de Pagamento do Abono Salarial e dos rendimentos, independente do mês de nascimento do titular, desde que se atenda a um dos motivos previstos em Lei, quais sejam:

Todos os beneficiários, de acordo com a Lei 13.932/2019;
Aposentadoria;
Idade igual ou superior a 60 anos;
Invalidez (do participante ou dependente);
Transferência para reserva remunerada ou reforma (no caso de militar);
Idoso e/ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada;
Neoplasia Maligna - Câncer - (participante ou dependente);
SIDA/AIDS (do participante ou dependente);
Doenças listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS 2.998/2001 (participante ou dependente);
Morte do participante (situação em que o saldo da conta será pago aos dependentes ou sucessores do titular).
Os eventos 27 - Construção/Reforma Moradia e 43 - Casamento, que também permitiam o saque das Cotas, foram extintos a partir da Lei Complementar nº 26/1975 e da Constituição de 1988, respectivamente

Uma vez comprovado um dos requisitos, o pagamento das Cotas do PIS pode ser realizado a qualquer tempo, exceto para os motivos idade, cuja data para saque será divulgada em breve.