Pichações em prédios de Olinda sujam história da cidade

Quem passa pelas ruas de Olinda se depara com pichações por toda parte

DESCASO
Pichações em prédios de Olinda sujam história da cidade

Um lugar histórico com marcas de vandalismo e abandono - Foto: WELINGTON LIMA/TV Jornal

Um lugar histórico com marcas de vandalismo e abandono. É assim que está Olinda, um dos cartões postais do país. Quem passa pelas ruas se depara com pichações espalhadas por toda parte.

Logo na entrada da cidade o prédio dos correios está todo manchado. Mais na frente, na Rua do Sol, onde fica a Praça do Carmo, ponto de encontro de foliões na época de Carnaval, as duas estátuas que representam o tempo da maçonaria também não escaparam da ação dos vândalos.

As placas com informações históricas nem se fala. Difícil alguém conseguir ler. Na ladeira do Bonfim e nos Quatro Cantos mais pichação nos muros das casas. Até a lixeira foi pichada.

Diante de tanto descaso o sentimento dos moradores é de tristeza. “É horrível. Não é normal uma coisa dessa. Esse prefeito tem que tomar uma providência”, comentou a moradora maria de Lourdes Barbosa. 

Ivanildo Marinho é taxista e mora na cidade há 40 anos em Olinda. Ele disse que este tipo de crime sempre existiu e que as providências demoram a ser tomadas. “Se aqui é uma cidade turística, a gente tem que dar o privilégio aos turistas para chegar e ver uma imagem de Olinda bonita e limpa”, reclamou.

Crime

Pichar edificação ou monumento urbano é crime e está na lei federal ambiental de 1998 que determina multa e detenção de três meses a um ano de reclusão para quem for pego cometendo o ato.

Resposta da Prefeitura de Olinda

Em nota, a Prefeitura de Olinda informou que além das câmeras de monitoramento, a Secretaria de Segurança tem uma ronda 24 horas para fiscalizar esse tipo de crime. Quem quiser denunciar pichações, pode ligar para o telefone 153 da Guarda Civil municipal.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.