Emprego

Concurso IBGE 2021: Inscrições para 180 mil vagas para nível fundamental começam nesta terça

Em Pernambuco, serão mais de 7.900 selecionados para trabalhar no Censo 2021

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 23/02/2021 às 8:45
Arquivo/Agência Brasil
FOTO: Arquivo/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre, nesta terça-feira (23), as inscrições para o concurso de recenseador para o Censo Demográfico 2021. Em Pernambuco, são 7.922 vagas; em todo o Nordeste, 46.234 postos a serem ocupados; e, no país inteiro, 181.898 pessoas devem ser aprovadas para o trabalho. As vagas são para pessoas que concluíram o Ensino Fundamental.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Cebraspe entre esta terça-feira (23) e o próximo dia 19 de março. A taxa de inscrição custa R$ 25,77. Quem é inscrito no Cadastro Único, possui baixa renda e/ou é doador de medula óssea pode solicitar a isenção do pagamento da taxa.

Quanto ganha um recenseador?

Não há um valor fixo para a remuneração de quem trabalhar como recenseador no Censo 2021. De acordo com o IBGE, o valor a ser pago será proporcional ao trabalho de cada profissional. Recebe mais quem fizer mais entrevistas. Não há piso nem teto de pagamento.

No site do censo, há uma calculadora que simula a remuneração dos trabalhadores.

A previsão é que o contrato dure três meses, a partir de julho e o trabalho de campo começa em agosto. O período também pode ser prorrogado, caso o IBGE sinta necessidade e haja disponibilidade de recursos financeiros para o pagamento.

O recenseador terá direito a 13º salários e férias proporcionais ao tempo trabalhado.

Como é o trabalho do recenseador?

O recenseador é o profissional que vai às casas dos moradores de cada cidade fazer entrevistas e coletar os dados da pesquisa. O trabalhador não terá horário fixo, mas se espera que cada recenseador trabalhe pelo menos 25 horas por semana, inclusive em feriados e finais de semana.

Curso

Após a aprovação, os recenseadores vão passar por um treinamento de cinco dias com oito horas por dia. No final, haverá uma prova e os recenseadores vão precisar acertar 50% das perguntas para se manter no programa.

Concurso IBGE 2021

As provas serão aplicadas em 25 de abril em todos os municípios, onde houver vagas. As provas terão:

4 horas de duração;
10 questões sobre Língua Portuguesa;
10 questões sobre Matemática;
5 questões de Ética no Serviço Público;
25 questões sobre Conhecimentos Técnicos.

O edital com o conteúdo programático pode ser conferido aqui.

O Censo 2021 terá outras vagas. Você pode conferir elas aqui.