Veja quanto você pode ganhar trabalhando como recenseador no Censo Demográfico 2021; inscrições estão abertas

Concurso para recenseador vai selecionar mais de 7.900 pessoas em Pernambuco e cerca de 180 mil em todo o país

IBGE
Veja quanto você pode ganhar trabalhando como recenseador no Censo Demográfico 2021; inscrições estão abertas

Pesquisa do IBGE - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Interessados em trabalhar como recenseadores do Censo Demográfico de 2021 têm à disposição um simulador de qual remuneração poderão receber. O serviço foi disponibilizado pelo próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma vez que não há valor fixo para o cargo de recenseador. Veja como se inscrever no concurso no final da reportagem. 

O valor da remuneração varia de acordo com a produção de cada recenseador. Ou seja, ganha mais quem entrevistar mais famílias e, portanto, coletar mais dados. O trabalho de campo começa em agosto. A orientação é que cada recenseador trabalhe, ao menos, 25 horas semanais, incluindo feriados e finais de semana.

 

Quanto ganha um recenseador do censo 2021?

O simulador está disponível no site do censo. Você pode acessar o simulador clicando aqui
Para calcular o quanto você pode receber, é necessário indicar o município onde você vai trabalhar e a quantidade de horas trabalhadas. 

A reportagem do site da Rádio Jornal fez dois testes. No primeiro, calculou a hipótese de um recenseador que trabalha no Recife, durante 25 horas por mês. Neste caso, a calculadora estima que a remuneração mensal será de R$ 1.109,08. 

No segundo teste, imaginando o cenário de um recenseador que trabalhe na cidade do Recife, mas por 50 horas semanais, a estimativa do valor da remuneração subiu para R$ 2.241,36. 

“O simulador que estima a remuneração do candidato a recenseador do Censo 2021 utiliza como base de cálculo as características de cada município, os tempos médios de duração das entrevistas e deslocamento durante o trabalho de coleta”, explica uma nota técnica divulgada pelo site. 

Concurso

As inscrições para o concurso de recenseador foram abertas nesta terça-feira (23) e seguem até o mês de março. As provas serão aplicadas em abril. O contrato deve ter 3 meses de duração, podendo ser prorrogado, caso haja necessidade. Para saber todos os detalhes do concurso, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.