IMPACTO

Alta da gasolina leva a aumentos em preços de produtos e serviços


Confira como os reajustes no preço da gasolina afetam outros setores da Economia

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 24/02/2021 às 10:47
Marcello Casal jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Leitura:

Os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis têm pesado cada vez mais no bolso do consumidor. Isso, porque além do álcool e da gasolina, sobem também produtos básicos, que dependem de transporte para chegar às lojas, como por exemplo os alimentos.

O valor das passagens no transporte público, a tarifa de energia elétrica e até mesmo o preço dos alimentos são diretamente impactados com o reajuste dos combustíveis.

>> Reajuste da gasolina: postos de combustíveis amanhecem com novo valor nas bombas no Grande Recife

>> Petrobras anuncia aumento da gasolina e do diesel em refinarias; veja valores

Comerciantes

Por causa da alta no preço dos combustíveis, o feirante Jefferson Barbosa, que tem um banco na feira de Casa Amarela, há 10 anos, teve de aumentar em cerca de 5% o valor de frutas e verduras.

O motivo é o preço do frete, que acabou aumentando, com os reajustes.

>> Petrobras anuncia mais um reajuste no preço da gasolina; confira valores

Impacto

De acordo com o economista, Rafael Ramos, o país é dependente dos combustíveis fósseis, por isso, qualquer mudança de preço no setor acaba refletindo na vida de todos os consumidores.

Ele ainda revelou que o impacto dos reajustes pode trazer graves prejuízos à economia do país. Os mais atingidos acabam sendo os que têm menos dinheiro.

Reajustes

A cena já é comum nos postos: basta se aproximar para começar a reclamação dos motoristas sobre o preço dos combustíveis. Só este ano, foram 4 reajustes repassados pela Petrobras. O último foi na semana passada.


Mais Lidas