Covid-19: Jaboatão abre cadastramento para vacinação de idosos de 75 a 79 anos

Mais de 14 mil pessoas já foram vacinadas contra a covid-19 em Jaboatão dos Guararapes

IMUNIZAÇÃO
Covid-19: Jaboatão abre cadastramento para vacinação de idosos de 75 a 79 anos

Cidade recebeu mais 5.690 doses da Oxford/AstraZeneca e 2.810 da CoronaVac - Foto: Reprodução/NE10 Interior

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou, nesta quinta-feira (25), o processo de cadastramento dos idosos com idade de 75 a 79 anos para vacinação contra a covid-19. A cidade recebeu mais 5.690 doses da Oxford/AstraZeneca e 2.810 da CoronaVac.

O cadastramento pode ser feito pelo aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site clicando aqui.

Esquema de vacinação 

A vacinação será realizada a partir da próxima segunda-feira (1°), no sistema de drive-thru, das 9h às 16h, em quatro pontos da cidade: no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; no Shopping Guararapes e no Sesc, ambos localizados no bairro de Pìedade. A Secretaria Municipal de Saúde montou, ainda, em cada ponto, uma faixa rápida (fast-track) para aplicação de doses em pedestres.

 

>> João Campos diz que Recife retomará negociações para adquirir vacinas contra a covid-19

>> Em 24 horas, Pernambuco confirma mais 1.202 casos da covid-19

>> Covid-19: Pernambuco recebe mais 48 mil doses da vacina do Instituto Butantan

 

Idosos com idade entre 80 e 84 anos continuam a ser imunizados exclusivamente no drive-thru montado no Centro Cultural Miguel Arraes. O público dessa faixa etária que se encontra acamado - assim como idosos com mais de 85 anos - recebe a vacina em domicílio, via agendamento, que pode ser feito pelo app ou site do De Olho na Consulta.

População já vacinada em Jaboatão

A vacinação contra o novo coronavírus no município do Jaboatão dos Guararapes teve início no último dia 19 de janeiro. De acordo com o último boletim emitido pelo Programa Municipal de Imunização, nesta quarta-feira (24), 14.307 pessoas foram vacinadas contra a covid-19.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Mesmo com o início da vacinação contra a covid-19, é importante manter as medidas. Entre elas estão:

- Usar máscara em ambientes compartilhados 

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.

- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.