Plataforma permite acompanhar resultados de exames da covid-19 feitos na rede pública de Pernambuco

O paciente que realizou o RT-PCR para a covid-19 pode acompanhar o processamento da amostra e conferir o resultado

SAúDE
Plataforma permite acompanhar resultados de exames da covid-19 feitos na rede pública de Pernambuco

Plataforma online serve para acompanhar resultados de exames da covid-19 feitos na rede pública de Pernambuco - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

Com informações do Governo de Pernambuco

O Governo de Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (25), a plataforma Meu Exame para que possa otimizar o acesso da população aos resultados dos exames de covid-19. No site, o paciente que realizou o RT-PCR para a covid-19 na rede pública pode acompanhar o processamento da amostra, saber o andamento e o resultado do exame apenas pela internet. A plataforma pode ser acessada através do site meuexame.saude.pe.gov.br.

“Além de otimizar a divulgação dos resultados dos exames, a plataforma evitará que a população se desloque até os centros de testagem ou precise entrar em contato por e-mail ou telefone com a secretaria em busca de informações”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Como acessar?

Para acessar o Meu Exame, o usuário precisará preencher os dados pessoais (nome completo, número de CPF e data de nascimento), a data da coleta e o número da requisição do exame, usado para cadastramento do serviço no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS) e usado pelos Estados e municípios. A numeração pode ser disponibilizada ao usuário pela própria equipe responsável pelo cadastro e realização da testagem no momento da coleta.

Nestes primeiros dias, o sistema funcionará em fase piloto, possibilitando o acesso aos resultados de coletas realizadas nos cinco centros de testagem sob gestão estadual (Geraldão, Cecon, Ceasa, Cefospe e Secretaria Estadual de Educação). A ideia é expandir a iniciativa, ao longo das próximas semanas, para a população que realizou a testagem em serviços ligados aos municípios.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.