NOVO CORONAVÍRUS

Presidente da Abrasel-PE se manifesta sobre restrição de horários em Pernambuco

Serviços não essenciais, como bares e restaurantes, estão proibidos de abrir entre 22h e 5h, como forma de contenção ao avanço da covid-19

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 26/02/2021 às 16:45
Reprodução / Vídeo
FOTO: Reprodução / Vídeo

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), André Araújo, emitiu sua opinião sobre as novas determinações do governo para conter a pandemia do novo coronavírus.

É que, a partir deste sábado (27) até o dia 10 de março, serviços não essenciais, como bares e restaurantes, estão proibidos de abrir entre 22h e 5h em todas as cidades de Pernambuco. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara, após o aumento no número de casos da covid-19 no Estado e em todo o país.

Assista ao vídeo completo

"As medidas anunciadas pelo Governo do Estado, acerca das novas medidas restritivas, onde todas as atividades econômicas, incluindo bares e restaurantes, só poderão operar até as 22h, reiniciando-se às 5h do dia seguinte, nos pegou de surpresa", explica o presidente.

André atenta para o fato de que a associação ainda assimilava o último decreto, divulgado na quarta-feira (24), que vetava, das 20h às 5h, atividades não essenciais nas regiões das geres de Caruaru, Limoeiro e Ouricuri.

Ainda no vídeo, o presidente da Abrasel-PE diz que lamenta e entende a situação, uma vez que a ocupação dos leitos atingiu mais de 90% em Pernambuco: "Isso realmente é preocupante".

Araújo, no entanto, atenta para o fato de que, segundo ele, os bares e restaurantes, em sua maioria, vêm cumprindo com os protocolos sanitários necessários para conter a disseminação do vírus no Estado. "Fica bem difícil para o setor, que já está amargando grandes prejuízos, está sofrendo bastante. Isso é mais um ponto a nossa desfavor. Outro aspecto é que os bares e restaurantes vêm cumprindo com os protocolos", explica.

"Existem festas clandestinas e também os bares travestidos de casa de eventos. A questão da aglomeração 'tem que haver' essa separação. Nós entedemos a situação, mas fazemos um apelo para que o governo operacionalize de melhor forma a sua fiscalização, para que os bares e restaurantes que estão atendendo aos protocolos não sejam tão prejudicados", pede o gestor.

Ocupação de leitos

De acordo com o governo, atualmente, o Estado está com mais de 90% dos leitos de UTI ocupados. A preocupação é que o sistema de saúde pública de Pernambuco entre em colapso e não consiga atender todos os pacientes que pedem socorro.

Confira o anúncio na íntegra:

"O Governo de Pernambuco anunciou nesta sexta-feira (26.02), novas medidas restritivas, válidas para todo o território. A partir da noite do próximo sábado (27.02), até o dia 10 de março, estará proibida qualquer atividade não essencial, entre as 22h e as 5h. A decisão, comunicada pelo governador Paulo Câmara em pronunciamento, tem o objetivo de conter o novo avanço da doença, que pressiona o sistema de saúde estadual, registrando atualmente uma taxa de ocupação de UTI acima dos 90%.

Na última quarta-feira (24.02), o governador já havia divulgado ações restritivas para 63 municípios do interior. Nas Gerências Regionais de Saúde (Geres) II, IV e IX, com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, as atividades econômicas e sociais estão proibidas, entre 20h e 5h. Nos próximos dois finais de semana, as atividades estarão proibidas entre 17h e 5h, nessas regionais.

“A polícia e os órgãos de fiscalização estarão nas ruas para observar o cumprimento desse novo decreto. Vamos monitorar os dados minuto a minuto neste fim de semana e, caso os índices permaneçam piorando, novas medidas restritivas podem ser anunciadas já no início da próxima semana”, advertiu Paulo Câmara.

Além dessas novas medidas, foi anunciada também a ampliação das equipes de logística, para diminuir ainda mais o prazo de entrega de vacinas assim que elas chegarem ao Recife. O governador informou também que vai avançar na oferta de vagas de UTI, com a entrada em operação, já neste fim de semana, de mais 30 leitos no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife.

Segundo Paulo Câmara, hoje o Estado conta com quase dois mil leitos dedicados aos pacientes infectados pelo vírus, sendo 998 de UTI, em 16 municípios. É a segunda maior rede de leitos de terapia intensiva do País. “Este é mais um momento decisivo na nossa luta contra a Covid. Já ficou claro que cada um precisa fazer a sua parte, usando máscara, higienizando as mãos e evitando aglomerações”, completou o governador."