PANDEMIA

Covid-19: UTIs de Pernambuco são ocupadas por jovens que estão em aglomerações

Informação é do presidente do Sindicato dos Hospitais do Estado

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 01/03/2021 às 16:00
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

Está crescendo o número de jovens ocupando leitos de UTIs em Pernambuco destinados a casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus (covid-19). A informação é do presidente do Sindicato dos Hospitais do Estado, George Trigueiro.

Em entrevista à Rádio Jornal, ele informou que está diminuindo o acesso às vagas de terapia intensiva de pessoas idosas, como reflexo da vacinação. Porém, há um aumento dos casos da covid-19 entre os jovens que estão frequentando baladas, raves e festas, devido a nova variante do coronavírus.

Pernambuco poderá adotar medidas mais restritivas nos próximos dias

Em entrevista à Rádio Jornal realizada nesta segunda-feira (1º), o secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, informou que, mesmo com algumas medidas já adotadas, podem haver mais restrições nos próximos dias. Na ocasião, Longo também falou sobre a alta taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e destacou a preocupação das autoridades de saúde com o aumento de casos de coronavírus.

"Tem mais doente entrando nos nossos leitos de UTI do que a nossa capacidade de tirá-los. Isso faz com que a taxa de ocupação fique crescente e é preciso abrir várias frentes, como ampliar a vacinação, especialmente dos idosos.

Leitos

O secretário destacou ainda que, no último fim de semana, Pernambuco abriu novos 22 leitos, mas que foram rapidamente ocupados por pacientes em estado grave. A perspectiva é de que o Estado abra novos 50 leitos nesta semana, mas, ainda assim, a quantidade pode não ser suficiente para atender à demanda.

"Se a aceleração (do contágio) continuar rápida, como a gente começa a ver, não vai ter leito suficiente. [...] Nós precisamos nos unir como sociedade em Pernambuco para cumprir com as medidas sanitárias nas próximas semanas, porque aí, caso contrário, nós podemos ter o pior março da história se nós não nos unirmos e não entendermos o memento em que nós estamos passando", alertou Longo.

Medidas

Na última semana, Pernambuco adotou medidas restritivas para conter a disseminação da Covid-19. Na sexta-feira (26), 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres) suspenderam atividades não essenciais das 20h e 5h, durante a semana, e das 17h até as 5h nos fins de semana, enquanto o restante do Estado suspendeu das 22h e 5h.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.