Litoral

Prefeitura de Ipojuca é multada em R$ 50 mil por descarte irregular de esgoto

Multa à Prefeitura de Ipojuca foi aplicada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH)

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 03/03/2021 às 11:34
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

A Prefeitura de Ipojuca, cidade que fica no Litoral Sul de Pernambuco, foi multada em R$ 50 mil por descarte irregular de esgoto no município. A multa foi aplicada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que identificou que a prefeitura lança esgoto sem tratamento sobre a areia da praia de Porto de Galinhas.

O diretor de Controle de Fontes Poluidoras da CPRH, Eduardo Elvino, explicou que a infração está prevista na Lei Estadual nº 14.249/2010. De acordo com nota enviada pela CPRH, Elvino disse que “o esgoto bruto, proveniente da rede coletora operada pela prefeitura, extravasou para o sistema de drenagem de águas pluviais. Isso porque, a prefeitura opera um sistema de esgotamento sanitário precário”.

>>> Veja vídeo do esgoto na praia de Porto de Galinhas.

Esta é a segunda vez que a prefeitura é multada pelo mesmo motivo. “Mesmo sofrendo penalidades, o governo municipal não resolveu o problema e a mesma infração foi constatada pela fiscalização da CPRH na segunda-feira (01/03)”, acrescentou a nota da CPRH.

Crescimento desordenado

Na nota, a CPRH disse que há um crescimento desordenado na cidade e pede investimento em sistemas de drenagem do esgoto. “Importante frisar que o problema em Porto de Galinhas está relacionado ao crescimento desordenado da localidade, assim como a falta de investimento em infraestrutura de esgotamento sanitário. Com isso os problemas ambientais ficam mais visíveis prejudicando toda uma cadeia social e econômica. É necessário que haja investimento maciço em sistemas de esgotamento sanitário e de drenagem visando corrigir a defasagem existente na localidade”.