PANDEMIA

Covid-19: Cresce o número de pessoas que acionam o Samu para atendimento de urgência

Só no ultimo sábado, 44 pessoas foram atendidas pelo SAMU com suspeita de síndrome respiratória aguda grave. O bairro com o maior número de chamados de covid-19 é o Ibura

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 04/03/2021 às 15:30
Divulgação/Samu
FOTO: Divulgação/Samu

O Samu vem registrando aumento no número de saídas de ambulâncias para socorrer pacientes com suspeita do novo coronavírus (covid-19). A média diária é de 29 atendimentos, mas, somente no último sábado, esse número subiu para 44.

>>Covid-19: Por causa da crise, músicos precisam vender instrumentos para pagar contas no Agreste

Além disso, o número de atendimento do último sábado fez com que o serviço de saúde reativasse o plano de enfrentamento à covid-19 e está atuando nos mesmos moldes do início da pandemia, com reforço de ambulâncias.

Aumento

O caos começou há pouco mais de duas semanas, quando número de chamados para casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave aumentou. No início do ano, a média móvel diária era de 16 atendimentos de casos suspeitos da síndrome. Agora, a média diária está em 29.

>>Covid-19: Saiba o que pode e o que não pode abrir entre 20h e 5h em Pernambuco a partir desta quarta (3)

Só no último sábado, 44 pessoas com sintomas parecidos com os da covid19 foram atendidas por ambulâncias do Samu. E esse aumento é um alerta, já que o Samu é considerado o termômetro da cidade.

Bairros

De acordo com o SAMU, atualmente o bairro com o maior número de atendimentos de casos suspeitos de covid-19 é o Ibura, na Zona Sul do Recife. Seguido do bairro da Imbiribeira, Boa Viagem, Casa Amarela e Areias.

Higienização

As equipes que chegam desses atendimentos precisam passar por um processo de higienização e sanitização. Segundo o coordenador, Leonardo Gomes, os casos têm aumentado com uma rapidez grande e tem se assemelhado ao início da pandemia. Ainda segundo ele, a população tem relaxado as medidas de proteção.