PANDEMIA

Covid-19: André Longo não descarta possibilidade de que outras variantes estejam circulando em Pernambuco

Secretário de Saúde do Estado atribuiu o agravamento da pandemia no Estado ao desrespeito às medidas de prevenção

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 05/03/2021 às 15:00
Jailton Júnior / JC Imagem
FOTO: Jailton Júnior / JC Imagem

Com o aumento de casos e mortes provocadas pelo novo coronavírus (covid-19), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou, durante coletiva de impressa nessa quinta-feira (5), que o cenário pode ser ainda pior nos próximos dias acerca da doença. Na ocasião, Longo atribuiu o agravamento da pandemia no Estado ao desrespeito às medidas de prevenção.

>>Covid-19: "Os jovens se acham invencíveis, mas podem desenvolver casos graves", diz secretário de saúde

Variantes

Ainda durante coletiva, o secretário falou que não descarta a possibilidade de que outras variantes do novo coronavirus já estejam circulando em Pernambuco, nem a necessidade de um novo lockdown.

>>Procon autua três estabelecimentos no Grande Recife por funcionarem após horário permitido

Fiscalização

Para frear o avanço da doença, o secretário Executivo de Defesa Social, Humberto Freire, garantiu reforço na fiscalização para evitar aglomerações, principalmente nas cidades do litoral, no próximo fim de semana, quando haverá restrições mais rigorosas para uso das praias e dos parques.

"Nós estaremos com a PM, PC, Bombeiros, em conjunto com as equipes municipais e com as secretarias estaduais com Procon e Apevisa, fiscalizando as praias e parques para que não sejam utilizados a não sem com esportes individuais", disse.

Vacinação dos idosos

O secretário de Saúde afirmou também que a vacinação dos idosos com mais de 85 anos ajudou a diminuir a pressão no sistema de saúde. 100% deste público já receberam a primeira dose do imunizante.

>>Pernambuco registra crescimento de casos da covid-19 em quase todas faixas etárias, diz secretário de saúde

Críticas

Longo também fez críticas ao governo federal no enfrentamento a pandemia, inclusive, na demora para aquisição de mais doses da vacina contra o novo coronavírus.

Alerta

Ao final da coletiva, Longo deixou um alerta para quem ainda insiste em desobedecer as medidas de prevenção. "Se isso continuar, muitas pessoas vão morrer em Pernambuco, se não diminuirmos a transmissão da doença", alertou.