PANDEMIA

Cresce procura por testes rápidos de covid-19 em farmácias do Grande Recife

De acordo com a Associação Brasileira de Farmácias, a demanda praticamente dobrou no último mês

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 05/03/2021 às 14:00
Welington Lima/JC Imagem
FOTO: Welington Lima/JC Imagem

Com o aumento no número de casos do novo coronavírus (covid-19) em Pernambuco, fez crescer a procura por testes rápidos nas farmácias. Em alguns estabelecimentos, como por exemplo, na Várzea, a anúncio dos preços fica logo na entrada. Apesar dos valores que custarem entre R$ 80 e R$ 100 a procura pelos testes rápidos para tem aumentado.

>>Visitas no sistema prisional estão suspensas por causa da covid-19

Segundo a farmacêutica Rhayanne Moraes, o índice de acerto no diagnóstico varia entre 90 a 95%. a agilidade no resultado também é um dos atrativos. Ela revelou que o crescente aumento no número de casos fez com que a procura aumentasse bastante. Além disso, ela disse que no último mês boa parte dos testes que são feitos nesta rede de farmácias deram positivo para a covid-19.

>>Covid-19: Por causa da crise, músicos precisam vender instrumentos para pagar contas no Agreste

Levantamento

Em um levantamento feito pela Associação Brasileira de Farmácias, Pernambuco é o terceiro estado no país com mais testes positivos para a covid-19. Das 100 mil pessoas que fizeram testes neste tipo de estabelecimento em PE desde o início da pandemia 25% estavam contaminados com a doença.

Centros de testagem

Quem não consegue pagar pelos testes de farmácia acaba recorrendo aos centros de testagem do Governo do Estado que também registram aumento na demanda. Funcionários que não estavam autorizados a gravar entrevista informaram que o número de testes praticamente dobrou nos últimos dias.