Quarentena em Pernambuco: Veja como está a circulação de pessoas neste sábado (6), no Estado

No primeiro final de semana com medidas mais restritivas para combater o avanço da pandemia, sobraram desrespeito às normas estabelecidas pelo decreto estadual

PANDEMIA DO NOVO CORONAVíRUS
Quarentena em Pernambuco: Veja como está a circulação de pessoas neste sábado (6), no Estado

No mercado de Afogados, nenhum distanciamento social - Foto: Reprodução/TV Jornal

Após o novo agravamento da pandemia de covid-19 em Pernambuco, o Estado volta, aos poucos, a se fechar. Este sábado (6) marca o retorno das medidas mais restritas de circulação. Serviços não essenciais tiveram de fechar às 20h da sexta-feira (5) e só podem reabrir às 5h da próxima segunda-feira (8). Até lá, tudo que não for essencial deve ficar fechado. 

Apesar disso, na manhã deste sábado, equipes de reportagem do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação flagraram alguns pontos de aglomeração em vários pontos do Estado. No mercado de Afogados, na Zona Oeste do Recife, muita aglomeração, algumas pessoas sem máscara e nenhum distanciamento social. Como comercializa alimentos, o espaço pode funcionar, mas os frequentadores deveriam respeitar o distanciamento físico, o que não acontece. 

Em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, muitas pessoas sem máscara usaram o calçadão da praia mais famosa da capital pernambucana para praticar exercícios físicos. Pessoas sem máscara também foram vistas na orla de Olinda. 

Fiscais do Procon também circularam pela capital pernambucana. De acordo com o secretário de Justiça e Direito Humanos, Pedro Eurico, foi encontrado muita gente sem máscara e estabelecimentos abertos irregularmente em alguns bairros.

“Grande parte do comércio colaborou, mas, infelizmente, em alguns bairros da periferia, como no Alto José do Pinho, no Vasco da Gama e no Córrego da Areia, as pessoas insistem em estar sem máscara, o que é terrível, inclusive idosos e adultos, depois boa parte do comércio estava aberto irregularmente. A gente começou a sensibilizar e fechar esses estabelecimentos”. “Quero pedir a população para que colabore. Só quem resolve isso é a conscientização da população. Se nós não nos unirmos, nós vamos ter milhares de morte”, disse o secretário. 

Porto de Galinhas

Agentes tentam orientar banhistas em Porto de Galinhas
Agentes tentam orientar banhistas em Porto de Galinhas
JC Imagem

Na Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul, banhistas desrespeitavam as orientações e entravam no mar. Também foram localizadas várias pessoas na faixa de areia. A decisão do governo é que só podem permanecer na praia quem faz atividade física individual. A fiscalização tenta orientar as pessoas, mas, logo que os agentes saem, os banhistas voltam para o mar, desrespeitando mais uma vez o decreto estadual. 

Caruaru

Muita aglomeração na Feira do Troca, em Caruaru
Muita aglomeração na Feira do Troca, em Caruaru
TV Jornal Interior

Na Feira do Troca, no Parque 18 de Maio, em Caruaru, no Agreste, a equipe de reportagem da TV Jornal Interior também encontrou muita aglomeração. O decreto está vigente até o próximo dia 17.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.