Manifestação

Dia da Mulher: Protesto na BR-101 complica trânsito e fluxo de ônibus no Terminal do Barro, no Recife

No protesto, as manifestantes fizeram críticas ao governo de Jair Bolsonaro, além de cobrança de vacina contra a covid-19 e da prorrogação do auxílio emergencial

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 08/03/2021 às 8:37
Bruno Campos/ JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/ JC Imagem

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (8), as duas faixas na BR-101 na altura do Barro, na Zona Oeste do Recife, em protesto no Dia Internacional da Mulher.

O protesto começou às 6h. Mulheres da comunidade Carolina de Jesus, que fica ao lado do terminal integrado do barro, interditaram os dois sentidos da BR-101, atearam fogo em pneus, móveis e pedaços de madeira. Com faixas, gritavam palavras de ordem.

>> Protesto contra valor do combustível trava trânsito no Porto de Suape

>> Moradores protestam contra desativação de linha de ônibus na Zona Oeste do Recife

>> Usuários de transporte público fazem protesto e bloqueiam Terminal Integrado de Igarassu

>> Passageiros realizam protesto no 1º dia útil após aumento de passagem de ônibus no Grande Recife

Dia Internacional da Mulher

A manifestação, que acontece no Dia Internacional da Mulher, trouxe muitas reivindicações. O ato foi encerrado por volta das 7h20 e teve pautas diversas, como críticas ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido), além de cobrança da vacina contra a covid-19 para toda a população e da prorrogação do auxílio emergencial.

Sem máscaras, os manifestantes carregavam faixas e cartazes. Um deles dizia: "Para enfrentar a fome, a pobreza, emprego, renda básica e moradia já!". Outro, afirmava: "Mulheres em movimento por nossas vidas. Vacina e renda básica já!", em alusão ao Dia da Mulher, neste 8 de março.

"Essa manifestação é para demarcar o 8 de março, que é o Dia Internacional da Luta das Mulheres. A gente, enquanto movimento social, se junta a outras organizações para demarcar este dia e denunciar a política de morte do Governo Bolsonaro, que atinge principalmente as mulheres. A manifestação envolve várias pautas; a principal sempre é a da moradia, mas a gente também vem exigir a vacinação em massa da população e a Renda Básica, que seria um pagamento de um valor fixo para as famílias mais pobres do Recife", contou a coordenadora nacional do MTST, Vitória Genuíno.

>> Google oferece capacitação profissional gratuita para mulheres

>> RioMar Recife lança campanha para homenagear o mês da mulher

>> Campanha especial do SJCC homenageia mês da mulher

Trânsito

O Corpo de Bombeiros chegou por volta das 7h para liberar a via e apagar o fogo nos materiais. O trânsito na área ficou complicado e o fluxo de ônibus que entram e saem do Terminal Integrado do Barro chegou a ser bloqueado.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o congestionamento chegou a 10km, nos dois sentidos da BR-101. Com o bloqueio do terminal, houve aglomeração de passageiros à espera de ônibus.