Vacinação contra covid-19

Idosos se amontoam em filas para receber vacina contra covid-19 em Paulista, no Grande Recife

Falta de organização e orientação marcou segundo dia de vacinação contra a covid-19 em Paulista; cidade tem apenas quatro postos de vacinação e não agenda atendimento dos idosos

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 09/03/2021 às 10:51
Welington Lima/JC Imagem
FOTO: Welington Lima/JC Imagem

O segundo dia de vacinação contra a covid-19 em idosos com idades a partir de 75 anos em Paulista, no Grande Recife, foi marcado por muita confusão. No ginásio do Clube Municipal de Paratibe, apesar de haver bastante espaço, houve falta de organização nas filas e os idosos ficaram aglomerados, enquanto esperavam receber a dose na manhã desta terça-feira (9). Evitar aglomeração é uma das principais, mais claras e recorrentes recomendações das principais autoridades de saúde do mundo, para evitar o contágio do vírus.

A vacinação na cidade acontece entre 8h e 13h e, a partir desta terça, estão disponíveis quatro locais de vacinação. O ginásio onde a aglomeração foi registrada é apenas um deles. Na cidade, que tem mais de 300 mil habitantes, de acordo com o IBGE, não foi disponibilizado nenhum recurso para que as pessoas agendassem a data, horário e local da vacinação.

Para se vacinar em Paulista, basta sair de casa, levando identidade e comprovante de residência. Isso fez com que centenas de idosos fossem hoje até o Clube Municipal de Paratibe. Não havia demarcação de distanciamento no piso nem cadeiras espalhadas e em número suficiente para que os idosos ficassem afastados uns dos outros. Pessoas sem máscara também foram vistas na porta do local.

Resposta

"A Secretaria de Saúde de Paulista informa que houve um planejamento organizado para os 4 pontos de vacinação, porém os idosos, com anseio de serem vacinados, foram todos no mesmo horário, e infelizmente houve aglomeração. Todos os locais funcionarão das 8h00 às 13h00 para que o fluxo seja melhor distribuído.

Temos nos pontos de vacinação ACS (Agentes Comunitários de Saúde) que organizam as filas e a Guarda Municipal que apoiam o trânsito nos locais de drive-thru.

Neste momento, a Secretaria de saúde do município está reunida para planejar de forma mais adequada os próximos dias de vacinação para a faixa etária a partir de 75 anos. Estamos contabilizando as vacinas que restaram para definir os próximos passos da imunização no município", disse a prefeitura em nota.