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Auxílio emergencial 2021: Confira calendário e saiba se você pode fazer cadastro nesta semana e quais os documentos necessários

Todos os beneficiários do ano passado devem atualizar cadastro no app Caixa Tem para tentar receber auxílio emergencial 2021

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 15/03/2021 às 7:20
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal começou a receber a atualização nos cadastros dos beneficiários do auxílio emergencial no último domingo (14). A orientação é que as pessoas que receberam o benefício no ano passado façam a atualização nos dados para tentar receber o auxílio agora em 2021, evitando fraudes. O novo auxílio emergencial deve ser lançado nesta semana, após promulgação da Medida Provisória que libera recursos para o pagamento do benefício.

>>> Mais de 28 milhões de pessoas podem ficar sem o auxílio emergencial em 2021; clique aqui e veja o motivo.

A atualização das informações deve ser feita no aplicativo Caixa Tem. No domingo, nascidos em janeiro já puderam realizar o processo. Nesta segunda-feira (15), segue o prazo para nascidos no primeiro mês do ano. Na terça-feira (16), será liberada a atualização para os nascidos em fevereiro e o calendário segue de forma organizada, de acordo com o mês de nascimento, para evitar sobrecarga no sistema.

Confira o calendário de atualização de dados para o Auxílio Emergencial 2021:


14/03: nascidos em janeiro
16/03: nascidos em fevereiro
18/03: nascidos em março
20/03: nascidos em abril
22/03: nascidos em maio
23/03: nascidos em junho
24/03: nascidos em julho
25/03: nascidos em agosto
26/03: nascidos em setembro
29/03: nascidos em outubro
30/03: nascidos em novembro
31/03: nascidos em dezembro

Como atualizar

Para efetivar a atualização do cadastro no Caixa Tem, o usuário deve acessar a conversa “Atualize seu cadastro” no aplicativo e enviar a documentação solicitada: foto (selfie) e documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço). O envio é feito totalmente pelo celular, sem necessidade de ir até uma agência.

Documentos

A atualização cadastral foi estipulada pela Caixa Econômica Federal para aumentar a segurança dos usuários e evitar tentativas de fraudes. A atualização pode ser feita totalmente pelo celular.

Para atualizar o cadastro é necessário ter em mãos:

  • CNH ou RG
  • comprovante de residência
  • foto do beneficiário com um dos documentos

Poupança Social

A Caixa Econômica Federal abriu mais de 105 milhões de Contas Poupança Social Digital em 2020. De forma gratuita, o banco promoveu a inclusão social e financeira de 35 milhões de brasileiros que nunca tiveram contas em banco. A ampliação dos serviços e funcionalidades permite intensificar a inclusão financeira da população mais carente.

A Conta Poupança Social Digital foi aberta para o pagamento dos benefícios emergenciais que ajudaram a reduzir os impactos causados pela pandemia na economia brasileira. Desde o dia 22 de outubro de 2020, com a sanção pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, da Lei nº 14.075/2020, o uso da Conta Poupança Social Digital foi ampliado para o pagamento de diversos outros benefícios sociais e previdenciários.

Além do Auxílio Emergencial, a Poupança Social Digital também garantiu o pagamento do Saque Emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm). Desde dezembro de 2020, os beneficiários do Programa Bolsa Família e do Abono Salarial PIS (Programa de Integração Social) também estão sendo contemplados com a Poupança Social Digital e começaram a poder contar com as facilidades do CAIXA Tem.

Mais de 120 milhões de pessoas – oito em cada 10 adultos no Brasil – foram beneficiados pelos pagamentos realizados pela CAIXA. Já foram 612,4 milhões de pagamentos realizados em um total de R$ 351,8 bilhões. O CAIXA Tem foi o App mais baixado do Brasil em 2020, com 303,8 milhões de downloads.