SAÚDE

Pernambuco internou mais de 100 pessoas doentes de covid-19 em leitos de UTI, por dia

Os dados foram revelados pelo secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo, e aconteceu entre 10 e 14 de março

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 15/03/2021 às 20:57
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

Após o governador Paulo Câmara decretar quarentena a partir da próxima quinta-feira (18), o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo, apresentou o cenário atual da covid-19 em todo o Estado e afirmou que, nos últimos cinco dias, entre 10 e 14 de março, Pernambuco vem internando mais de 100 pessoas em leitos de UTI, representando uma grande demanda. Atualmente, 95% dos leitos de UTI estão ocupados.

“Nós nunca tivemos tantas pessoas internadas em leitos públicos de UTI desde 12 de março de 2020. Foi por esse motivo e pela enorme pressão sobre o sistema de saúde do Estado que o Governo de Pernambuco decretou a quarentena”, disse Alexandre Rebelo. Vale lembrar que, assim como o quadro geral de leitos de UTI vagos e ocupados, números de internações por semana e de pessoas vacinadas de acordo com cada uma das Gerências Regionais de Saúde do Estado(Geres), segundo o Governo de Pernambuco.

Abertura de leitos de UTI

Na última semana, 180 novas vagas foram disponibilizadas, e ao todo já são 2.321 leitos no território pernambucano, sendo 1.253 de UTI. A expectativa, segundo o governo estadual, é que nas próximas horas mais 12 vagas de UTI do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife, passem a receber pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Leitos. Para esta terça-feira (16), outros dez leitos de UTI pediátrica devem entrar em funcionamento no Imip. Além disso, continua aberto o edital para contratar vagas nas redes privada e filantrópica.

Novos respiradores

Durante coletiva online, nesta segunda-feira (15), o secretário estadual de saúde, André Longo, informou que Pernambuco recebeu mais 75 respiradores para reforçar a rede de assistência aos pacientes suspeitos e confirmados da covid-19. Os novos equipamentos serão enviados para os hospitais regionais de Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Salgueiro e Palmares, além do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada.

> Saiba o que pode e o que não pode funcionar durante período de quarentena em Pernambuco

> ''A mais grave penalização, é perder vidas'', diz Paulo Câmara após decretar quarentena em Pernambuco

A Secretaria de Saúde informou que já tinha adquirido outros 79 respiradores na semana passada, totalizando 519 desde o início da pandemia. Ainda são esperados mais 75 aparelhos nos próximos dias. Também detalhou a abertura de mais leitos de UTI em todo o Estado.

Respirador para reforçar a rede de assistência aos pacientes suspeitos e confirmados da covid-19
Respirador para reforçar a rede de assistência aos pacientes suspeitos e confirmados da covid-19
Miva Filho/ SES-PE