ASSUNTOS DO DIA

Assuntos do dia: 16 de março, terça-feira

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem-informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 16/03/2021 às 6:08
 Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

Assuntos do dia - 16 de março, terça-feira

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na noite desta segunda-feira (15), nas redes sociais, ter acertado a nomeação do médico Marcelo Queiroga como ministro da Saúde. O governo de Pernambuco anunciou novas medidas restritivas para tentar conter o avanço da Covid-19 no Estado. A partir da próxima quinta-feira (18), o estado entrará em quarentena mais rígida. O período se estende até o dia 28 de março. A última semana, entre 7 e 13 de março, teve o maior volume de pacientes graves que necessitaram de UTI em Pernambuco, com Covid-19, desde o início da pandemia, um ano atrás, no Estado. Foram 1.126 pessoas. O tema do 'Debate da Super Manhã' é o 'Transporte público na pandemia'.

Novo Ministro

Médico cardiologista, Marcelo Queiroga, é o novo ministro da saúde
Médico cardiologista, Marcelo Queiroga, é o novo ministro da saúde
Geraldo Magela/Agência Senado

O médico cardiologista Marcelo Queiroga será o novo ministro da Saúde, substituindo o general Eduardo Pazuello. Ele foi a segunda opção do presidente Jair Bolsonaro para assumir a pasta, após recusa da também cardiologista Ludhmila Hajjar, na segunda-feira. No mesmo dia, o médico, que preside a Sociedade Brasileira de Cardiologia, se reuniu com o chefe do Planalto e manifestou interesse em assumir o posto. O presidente Bolsonaro confirmou a escolha em um rápido pronunciamento a seguidores no início da noite.

Quarentena

A circulação de pessoas nas ruas está ficar ainda mais restrita em Pernambuco
A circulação de pessoas nas ruas está ficar ainda mais restrita em Pernambuco
Bruno Campos/JC Imagem

O governo de Pernambuco anunciou novas medidas restritivas para tentar conter o avanço da covid-19 no Estado. O comunicado foi feito nesta segunda-feira (15). A partir da próxima quinta-feira (18), o estado entrará em quarentena mais rígida. O período se estende até o dia 28 de março.

No período de quarentena, ficarão proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho; escolas e universidades (públicas e privadas); clubes sociais , esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais.

Recorde de internações

Novos leitos foram abertos no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa
Novos leitos foram abertos no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa
Helia Scheppa/ SEI

A última semana, entre 7 e 13 de março, teve o maior volume de pacientes graves que necessitaram de UTI em Pernambuco, com Covid-19, desde o início da pandemia, um ano atrás, no Estado. Foram 1.126 pessoas. No domingo, dia 14, havia 1.209 pacientes internados com o novo coronavírus em UTIs na rede pública de saúde, um recorde segundo o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo. A taxa de ocupação chegou a 97%. Nos últimos cinco dias, entre quarta e domingo, mais de cem pessoas foram internadas diariamente, outro recorde.

Mais vacinas

Números referente a compra de vacinas contra a covid-19 feitas pelo Governo Federal
Números referente a compra de vacinas contra a covid-19 feitas pelo Governo Federal
Reprodução/Ministério da Saúde

O governo anunciou nesta segunda-feira (15) a compra de 100 milhões de doses da vacina Pfizer-BioNTech, que devem ser entregues até setembro, dentro do plano para acelerar a imunização contra o novo coronavírus. O ainda ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, também anunciou em entrevista coletiva a aquisição, para o segundo semestre, de 38 milhões de doses da vacina da Janssen, de dose única, da farmacêutica americana Johnson & Johnson. Com a compra anunciada nesta segunda, o Brasil tem encomendadas 562 milhões de doses de vacinas, que devem ser entregues até o fim do ano, segundo o ministério.

Sem aulas

Com o anúncio feito pelo Governo do Estado do início da quarentena mais rígida em Pernambuco a partir da próxima quinta-feira (18), as aulas presenciais em todas as escolas, faculdades e universidades de Pernambuco, públicas e privadas, estarão suspensas no período, que prevalece até o dia 28 de março. O presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz, defende a manutenção dos colégios abertos.

Debate da Super Manhã

Nesta terça-feira (16), o 'Transporte público na pandemia', às 11h. Wagner Gomes conversa com a jornalista Roberta Soares, a infectologista Vera Magalhães e Fernando Bandeira, presidente da Urbana-PE.

Consultório do Rádio Livre

Como evitar anemias? Anna Barreto e Leandro Oliveira conversam com a hematologista Elizabeth Vilar, às 14h, na Rádio Jornal.

Futebol

Apesar de o Governo de Pernambuco ter determinado, nesta segunda-feira (15), que a partir da próxima quinta-feira (18) até o próximo dia 28 de março, todo o território estadual entrará em quarentena, sendo permitidas, apenas, atividades essenciais, os jogos de futebol profissional estarão mantidos em Pernambuco. A informação foi confirmada pelo Estado, na coletiva realizada e transmitida ao vivo pela internet no fim da tarde desta segunda-feira. A quarentena mais rígida continua vetando a realização de eventos esportivos e competições amadoras. Neste período, nove jogos serão realizados em Pernambuco, sendo cinco do Campeonato Pernambucano e quatro da Copa do Nordeste.