Entenda como vão funcionar os serviços de saúde durante a quarentena em Pernambuco

Por causa da covid-19, o governo estadual decretou período de quarentena entre 18 e 28 de maio

ATENDIMENTO
Entenda como vão funcionar os serviços de saúde durante a quarentena em Pernambuco

Secretaria de Saúde de Pernambuco faz recomendações sobre o funcionamento dos serviços do setor - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) publica, nesta quarta-feira (17), a portaria que normatiza e faz recomendações sobre o funcionamento dos serviços de saúde em todo o Estado de Pernambuco durante o período de quarentena, que será entre 18 e 28 de maio. Diante da situação de emergência em saúde pública relativa ao enfrentamento da covid-19, a SES-PE informou que existe a necessidade de destinar maior número de profissionais e leitos para o atendimento de pacientes diagnosticados ou com suspeita da covid-19.

As orientações

A orientação é que, entre os dias 18 e 28 de março, os procedimentos diagnósticos, terapêuticos e ambulatoriais, cujo adiamento não traga danos à saúde e não coloque em risco a vida dos pacientes, sejam remarcados nos consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais em todo o Estado. As cirurgias eletivas, nas unidades da rede assistencial pública e privada, que demandem internação hospitalar, continuam suspensas. Já os centros de testagem para a covid-19 e o processo de vacinação não serão afetados.

A partir da recomendação, os servidores públicos que tiverem suas atividades suspensas temporariamente poderão ser convocados para outras atividades no âmbito da assistência aos pacientes com Covid-19 ou teletrabalho. 

O que fica mantido na área da saúde?

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, ficam mantidos, na rede pública e privada, os serviços de atendimentos clínicos e/ou cirúrgicos, procedimentos e exames nos serviços de urgência e emergência, consultas e procedimentos ambulatoriais considerados inadiáveis ou de acompanhamento assistencial não passível de interrupção, como oncologia, hemodiálise, pré-natal, doenças infectocontagiosas, retorno pós-operatório dentre outros. 

Funcionamento das farmácia em Pernambuco

A dispensação de medicamentos de alta complexidade para os usuários da Farmácia de Pernambuco continuam sendo realizadas normalmente na unidade central, no bairro da Boa Vista, no Recife. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sem interrupção. O serviço Atende em Casa também continua com a entrega dos remédios ao público prioritário.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.