ASSUNTOS DO DIA

Assuntos do dia: 17 de março, quarta-feira

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem-informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 17/03/2021 às 6:42
 Heudes Régis/Governo de Pernambuco
FOTO: Heudes Régis/Governo de Pernambuco

Assuntos do dia: 17 de março, quarta-feira

Pesquisa aponta que 54% dos brasileiros avaliam como ruim ou péssimo o desempenho do presidente Jair Bolsonaro na gestão da crise provocada pela Covid-19. Brasil bate novo recorde com 2.841 mortes pelo Coronavírus em 24h. O médico Marcelo Queiroga defendeu a adoção de "medidas simples" no combate à pandemia de covid-19, entre elas o uso de máscaras, para evitar o fechamento de atividades econômicas e o desemprego no País. Pernambuco recebeu, na noite desta terça-feira (16), mais 198.600 vacinas contra a Covid-19 da Sinovac/Butantan. O tema do 'Debate da Super Manhã' é 'Empresas de família'. E no futebol, Sport enfrenta o 4 de Julho, às 18h, na Ilha do Retiro, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. O jogo será transmitido pela Rádio Jornal.

Novo recorde

O Brasil atingiu novo recorde de mortes por Covid-19 em 24 horas nesta terça-feira (16). Foram 2.841 desde a tarde do dia anterior. Os números são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul e do Ministério da Saúde. Ao todo, foram registradas 281.625 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia.

Avaliação negativa

Presidente da República, Jair Bolsonaro
Presidente da República, Jair Bolsonaro
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta terça-feira (17) aponta que 54% dos brasileiros avaliam como ruim ou péssimo o desempenho do presidente Jair Bolsonaro na gestão da crise provocada pela Covid-19. Na pesquisa anterior, de janeiro de 2021, o índice de desaprovação ao presidente era de 48%. Segundo a pesquisa, 22% consideram ótima ou boa a performance de Bolsonaro na condução do enfrentamento à pandemia. A pesquisa foi realizada por telefone nos dias 15 e 16 de março e ouviu 2.023 pessoas em todas as regiões do país.

Novo ministro

Marcelo Queiroga é cardiologista
Marcelo Queiroga é cardiologista
Reprodução

O novo ministro da Saúde, o médico Marcelo Queiroga, realizou nesta terça-feira (16) sua primeira reunião de transição no Ministério da Saúde. Em pronunciamento ao lado de Pazuello, Queiroga destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), mencionou o papel relevante de “evidências científicas” na formulação de políticas para frear o avanço da Covid-19 e defendeu a adoção de medidas simples de bloqueio da transmissão do vírus Sars-CoV-2, como o uso de máscaras de proteção facial e a higienização frequente das mãos.

Covax

O Brasil deve receber até este sábado um milhão de doses de vacina contra o novo coranavírus, viabilizadas pelo consórcio Covax Facility, aliança que une mais de 150 nações e é liderada pela Organização Mundial da Saúde como objetivo impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a doença. O acordo do Brasil com o consórcio prevê 42 milhões de doses.

Mais vacinas

Pernambuco recebe nova remessa de doses da vacina CoronaVac.
Pernambuco recebe nova remessa de doses da vacina CoronaVac.
Heudes Régis/Governo de Pernambuco

Pernambuco recebeu, às 20h30 desta terça-feira (16), no Aeroporto Internacional do Recife, mais 198.600 vacinas contra a Covid-19 da Sinovac/Butantan. Com esse lote, para as duas doses, será possível avançar na imunização dos idosos entre 75 e 79 anos, subindo para 59% o quantitativo dessa faixa etária que poderá ser protegido. Somando-se esse novo lote, Pernambuco já recebeu 886.960 unidades da Coronavac, para ambas as doses, e 166 mil da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz.

Debate da Super Manhã

Nesta quarta-feira (17), 'Empresas de família', às 11h. Wagner Gomes conversa com a advogada Gisele Martorelli, a consultora Mariana Moura e a advogada Letícia Ferrarini.

Consultório do Rádio Livre

Consultório do Rádio Livre, com Anne Baretto e Leandro Oliveira
Consultório do Rádio Livre, com Anne Baretto e Leandro Oliveira
Reprodução/Rádio Jornal

Os tipos de enxaqueca. Anna Barreto e Leandro Oliveira conversam com o neurocirurgião Claúdio Falcão e Neuton Magalhães, especialista em dor, às 14h, na Rádio Jornal.

Futebol

Sport enfrenta o 4 de Julho, às 18h, na Ilha do Retiro, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. O jogo será transmitido pela Rádio Jornal. O jogo será transmitido pela Rádio Jornal com narração de Alexandre Costa, comentários de Maciel Júnior, reportagem de Antônio Gabriel e plantão com Marcelo Araújo.