saúde

Secretário diz que única medida de evitar curva crescente da covid-19 é reduzir a circulação de pessoas

O Governo do Pernambuco decreto período de quarentena em todo o Estado, por causa dos números altos da covid-19

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 18/03/2021 às 20:58
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

Durante coletiva online, nesta quinta-feira (18), para falar sobre o primeiro dia de quarentena rígida em Pernambuco, o secretário estadual de Saúde, André Longo, fez um balanço das medidas provisórias para evitar a propagação da covid-19, e voltou a criticar o comportamento de que não respeita as determinações impostas e ocasiona aglomerações pelo Estado. Além disso, ele reforçou que sistema de saúde pernambucano está cada vez mais próximo do limite, e voltou a pedir cooperação da população.

“Seguimos trabalhando para abrir novos leitos mas, mesmo com os esforços, nosso sistema de saúde está cada vez mais pressionado. A cada dia o vírus se torna mais perigoso e sua propagação, mais rápida. Sabemos que ampliar o número de leitos é essencial para a recuperação de pacientes graves mas, neste momento, o esforço precisa ser ainda maior e de todos. A única medida capaz de frear a curva crescente da covid-19 é reduzir a circulação de pessoas”, afirmou o secretário André Longo.

Abertura de leitos de UTI

De acordo com o governo estadual, desde o início de março foram abertas 303 novas vagas, o que representa cinco vezes a capacidade instalada de UTI no Hospital da Restauração. Até o moment, o governo informou que Pernambuco superou a marca de 2,4 mil leitos, sendo 1.324 de UTI, efetivamente abertos para atender à população.

> Volta para casa tem aglomeração e ônibus lotados no 1º dia de quarentena no Recife

> Quarentena: boa parte do comércio fechou as portas, mas ainda houve desrespeito no Grande Recife

Das 73 novas vagas, 10 são no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, 10 são leitos pediátricos no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), quatro são no Cesac – unidade Prado, 10 no Hospital do Tricentenário, três no Vale do Una, em Palmares, oito no Neurocárdio (Petrolina), oito no Hospital das Clínicas (HC/UFPE), 10 no Jesus Pequenino, em Bezerros, e 10 no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada.

> Quarentena começa com praias e parques fechados no Grande Recife; confira movimentação

> Quarentena é desrespeitada em Jaboatão dos Guararapes, com comércio informal nas ruas de Prazeres

“Para se ter uma ideia, desde o início do mês de março, abrimos 303 novas vagas. Esse número representa cinco vezes a capacidade instalada de UTI no Hospital da Restauração. E é 15 vezes maior que o número de leitos de UTI que tínhamos em todos os hospitais de campanha estaduais desativados no ano passado”, pontuou André Longo.

Números da covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (18), 2.139 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 130 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.009 (94%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 325.315 casos confirmados da doença, sendo 34.050 graves e 291.265 leves. Também foram confirmados 53 óbitos, ocorridos entre 22/07/2020 e 17/03/2021. Com isso, o Estado totaliza 11.563 mortes pela covid-19.

Período em quarentena

Durante o período de quarentena em Pernambuco, ficarão proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho.

> Saiba o que pode e o que não pode funcionar durante período de quarentena em Pernambuco

> Entenda a diferença entre quarentena, lockdown e isolamento para não confundir o atual decreto em PE

Além disso, escolas e universidades (públicas e privadas); clubes sociais , esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais. Já as igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet.