Pandemia do novo coronavírus

Sem fiscalização, população desrespeita primeiro dia de quarentena em Pernambuco e usa calçadão de Boa Viagem livremente

De acordo com o decreto estadual, calçadão de Boa Viagem deveria estar fechado. Pessoas sem máscara correm e andam de bicicleta no espaço na manhã desta quinta-feira

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 18/03/2021 às 7:54
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Apesar do decreto estadual que estabelece o início de uma quarentena nesta quinta-feira (18) em todo o estado de Pernambuco, a população usou o calçadão da praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, livremente para o lazer e prática de esportes nesta manhã. A reportagem do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação não encontrou fiscalização em vários pontos do espaço.

Por volta das 7h05, a repórter Cinthia Ferreira entrou ao vivo na TV Jornal direto da praia do Pina. Naquele momento, já havia pessoas andando de bicicleta e correndo no calçadão. Muitas pessoas não usavam sequer a máscara. Não havia fitas fechando o calçadão. Alguns cavaletes foram colocados numa tentativa de impedir que carros estacionassem, mas isso não evitou que vários veículos parassem na praia na manhã desta quinta-feira (18). A reportagem da TV Jornal também viu algumas pessoas correndo na pista, entre os carros, para tentar não subir no calçadão.

Pouco depois, por volta das 7h30, o fotógrafo do Jornal do Commercio Felipe Ribeiro, flagrou várias pessoas caminhando, correndo ou pedalando bicicleta na altura da padaria Boa Viagem. Assim como no Pina, várias pessoas estavam sem máscara.

Sem fiscalização

Nem no Pina nem em Boa Viagem, os repórteres encontraram fiscalização no calçadão. Apenas em Boa Viagem, a cavalaria da Polícia Militar foi avistada na areia da praia, que está sem banhistas.

O decreto do governo estabelece que o calçadão das praias do Estado deveriam estar fechados. Entretanto, não há regras que organizem a saída das pessoas de casa. Também não há multas para quem desrespeitar as normas. O governo espera uma adesão de 60% da população nesta quarentena.

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco procurou a Rádio Jornal para dizer que havia fiscalização no local. "O Centro Integrado de Comando e Controle Regional da Secretaria de Defesa Social (CICCR) informa que, desde o início da manhã desta quinta-feira (18/03), a movimentação está tranquila na orla de Boa Viagem, com a grande maioria dos moradores aderindo às restrições sanitárias. Algumas pessoas foram prontamente orientadas pelas forças de segurança, a exemplo de policiais militares do 19º BPM e de guardas municipais, e se retiraram sem necessidade de condução a uma Delegacia de Polícia Civil. A SDS pede à população que colabore com as autoridades sanitárias e denuncie as irregularidades por meio do telefone 190, que funciona 24 horas", disse a SDS em nota.