ASSUNTOS DO DIA

Assuntos do dia: 19 de março, sexta-feira

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem-informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 19/03/2021 às 6:31
FILIPE JORDÃO / JC IMAGEM
FOTO: FILIPE JORDÃO / JC IMAGEM

Assuntos do dia: 19 de março, sexta-feira

Nova pesquisa: Para 79%, pandemia do coronavírus está fora do controle. No primeiro dia de quarentena com regras mais rígidas para conter a disseminação da Covid-19, Pernambuco chega a ter 196 pacientes esperando por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Volta para casa tem aglomeração e ônibus lotados no primeiro dia de quarentena no Recife. Bolsonaro diz que Eduardo Pazuello deixa Ministério da Saúde nesta sexta-feira. O tema do 'Debate da Super Manhã' é 'Dia Mundial do Sono'.

Despedida

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou, em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira (18) que a exoneração de Eduardo Pazuello do cargo de ministro da Saúde será publicada na edição de sexta-feira (19) do Diário Oficial da União. Bolsonaro cumprimentou o general do Exército por ter feito o que ele classificou como "um brilhante trabalho" no combate à pandemia. O novo titular da Saúde, Marcelo Queiroga, tomará posse na próxima semana.

Eduardo Pazuello foi efetivado como titular na pasta pelo presidente Jair Bolsonaro em cerimônia realizada nesta quarta-feira (16).
Eduardo Pazuello foi efetivado como titular na pasta pelo presidente Jair Bolsonaro em cerimônia realizada nesta quarta-feira (16).
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pesquisa

Pesquisa Datafolha mostra que 79% dos brasileiros acham que a pandemia está sem controle, ante 62% que manifestavam essa opinião em janeiro. Outros 18% dizem que a situação está parcialmente controlada, 2% que está totalmente controlada, e 1% não sabe. O levantamento, com margem de erro de dois pontos percentuais, foi feito por telefone com 2.023 pessoas de todos os estados do país nos dias 15 e 16 de março.

Fila de espera

No primeiro dia de quarentena com regras mais rígidas para conter a disseminação da Covid-19, nesta quinta-feira (18), Pernambuco chegou a ter 196 pacientes esperando por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse número é dinâmico, ou seja, muda no decorrer do dia pois assim que uma vaga é liberada já tem uma pessoa que está na fila para ocupá-la. Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, nos últimos dias o sistema está registrando uma média de 300 solicitações diárias de internamento para doentes com Covid-19 em UTIs ou enfermarias. A taxa de ocupação em unidades de terapia intensiva, nesta quinta-feira (18), ficou em 96% na rede pública (1.271 pacientes) e 91% na rede privada (381 internados).

Escassez de insumos

O Ministério da Saúde requisitou os estoques da indústria de medicamentos usados para intubar pacientes, como sedativos, anestésicos e bloqueadores musculares, que passaram a ficar escassos em alguns locais do País após a explosão de casos de Covid-19 nas últimas semanas. Segundo a pasta, a ordem de entrega dos fármacos foi feita na quarta-feira (17), e deve suprir a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) por 15 dias, com 665,5 mil comprimidos. O risco de desabastecimento preocupa prefeitos e governadores. Nesta quinta-feira (18), o Fórum Nacional de Governadores encaminhou um ofício ao presidente Jair Bolsonaro solicitando a compra emergencial de 11 medicamentos cujos estoques se encontram em situação ruim.

Aglomeração

O período de quarentena mais rígida foi iniciado nesta quinta-feira (18) em todo o estado de Pernambuco. Porém, a volta para casa de quem precisa utilizar as linhas de ônibus do Terminal da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, foi bem agitada e com bastante aglomeração. Nas primeiras horas da manhã e no fim do dia, a quantidade de usuários se manteve quase a mesma de antes, enquanto que nos horários fora-pico a demanda de passageiros nos ônibus da Região Metropolitana do Recife caiu pela metade. Na volta para casa, passageiros enfrentaram terminais cheios.

Grandes filas no Terminal Integrado da Macaxeira, nesta quinta-feira (18)
Grandes filas no Terminal Integrado da Macaxeira, nesta quinta-feira (18)
FILIPE JORDÃO / JC IMAGEM

Outono

Neste sábado, 20 de março, começa o outono. De modo geral, a estação é marcada pela redução gradual das temperaturas e pela diminuição do tempo de luz diária. No começo do outono, dias e noites têm a mesma duração, 12 horas cada um. Mas, à medida que estação avança, os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas – até a chegada do inverno, que mantém essa característica. A estação também costuma ser marcada pela diminuição da umidade do ar, dando início aos meses mais secos do ano. Para esse ano, expectativa é justamente essa: nova estação deve apresentar chuvas escassas – e com temperaturas mais elevada que o habitual.