LGPD NA PRÁTICA

LGPD: Quais as principais funções e como está a atuação da ANPD?

No último episódio da 1ª temporada do 'LGPD na Prática', Marcílio Braz conversa com Nairane Rabelo, uma das diretoras da ANPD

Larissa Ludmilla Alves de Oliveira
Larissa Ludmilla Alves de Oliveira
Publicado em 19/03/2021 às 13:25
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

Após a criação e nomeação dos diretores da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, algumas dúvidas podem ter surgido sobre as principais funções da ANPD. Este é um dos temas do último episódio da primeira temporada do 'LGPD Na Prática', programa do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) em parceria com a Privacy Academy Brasil. No 10º episódio, Marcílio Braz (advogado e profissional de TI) conversa com a advogada pernambucana Nairane Rabelo, uma das diretoras da agência reguladora de proteção de dados.

Durante o bate-papo, os advogados falam sobre os últimos casos de vazamento de dados e também como a ANPD pode atuar nestas situações. Nairane Rabelo comenta sobre a necessidade de ter um trabalho em conjunto, entre a agência reguladora e outros órgãos, para que todas as medidas sejam adotadas. Além disso, eles falam ainda sobre a "Agenda Regulatória", divulgada pela ANPD e dos próximos que serão tomados após a implementação da lei, sancionada em setembro de 2020 no Brasil.

Para finalizar o programa, Marcílio Braz traz mais uma dica para aqueles que desejam se adequar à lei no quadro "E Agora?".

Onde ouvir e assistir:

O episódio também está disponível nas principais plataformas de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts. Você também pode acompanhar os programas no formato 'videocast' através do Youtube da Rádio Jornal e TV JC.

LGPD Na Prática e Podcasts da Rádio Jornal

Com o objetivo de simplificar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Sistema Jornal do Commercio lançou, em setembro de 2020, o podcast LGPD Na Prática. Ao longo dos episódios, Marcílio Braz, advogado e profissional de TI da Privacy Academy, deu várias dicas para ajudar empresas e pessoas a se adequarem à nova lei. O programa é um dos podcast exclusivos da Rádio Jornal para os meios digitais. Além desse, focado na Lei Geral de Proteção de Dados, a Rádio Jornal oferece um podcast de humor, "Cindycast", estrelado por Cinderela, personagem criado pelo multi-artista Jeison Wallace. Outro conteúdo exclusivo é o "Na Cara do Gol", que veio para substituir o NordestãoCast, sucesso durante a Copa do Nordeste, transmitida em Pernambuco pela TV Jornal/SBT. No programa, a equipe de esportes do Sistema Jornal do Commercio fala sobre os principais jogos e campeonatos de futebol.

Na área de podcasts do site da Rádio Jornal o ouvinte também pode conferir a íntegra dos principais programas que vão ao ar na emissora all news líder de audiência em Pernambuco, entre eles o Debate, o Passando a Limpo e o Consultório do Rádio Livre.