Chuvas no Sertão

No Dia de São José, professor da UFPE adianta que Sertão terá pouca chuva no inverno deste ano; entenda previsão do tempo

De acordo com o especialista, temperatura do oceano indica que não haverá chuva em abundância neste inverno

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 19/03/2021 às 10:38
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Para muitos sertanejos, o dia 19 de março funciona como um termômetro do que vai acontecer nos meses seguintes. A crendice popular faz os fiéis católicos acreditarem que, nesta data, quando se comemora o Dia de São José, a presença ou falta de chuva pode indicar se haverá colheita farta ou não no período de São João. Para além da fé da população, estudiosos de meteorologia têm modelos matemáticos e análises técnicas que indicam a previsão do tempo. Infelizmente, para este ano, as notícias, por enquanto, não são tão animadoras.

>>> Dia de São José: confira oração por saúde, harmonia e emprego.

De acordo com o geógrafo da Universidade Federal de Pernambuco, Lucivânio Jatobá, não há, até o momento, perspectiva de chuva em abundância para o Sertão para este inverno. “Não são boas as expectativas. Porque o oceano Atlântico sul está mais frio. Quando isso acontece, a Zona de Convergência Intertropical não consegue descer como deveria. Não vamos ter o que chamam de inverno bom. Vai chover alguns dias, um, dois ou três dias, mas não teremos um inverno como deveríamos ter”, explicou o estudioso em entrevista ao Passando a Limpo, da Rádio Jornal, nesta sexta-feira (19).

Coincidentemente, de fato, não chove com força nesta sexta-feira no Sertão. De acordo com repórteres da Rádio Jornal em Petrolina, houve algumas pancadas fracas de chuva durante a madrugada, apenas. Apesar disso, Lucivânio reforça que a crendice popular em torno da chuva neste Dia de São José é apenas “mística”. “O Outono está começando e, coincidentemente, entre os dias 20 e 21, o Sol, aparentemente, está passando sobre a Linha do Equador. Com isso, os sistemas atmosféricos começam a mudar. Uma das mudanças é a migração para o sul da Zona de Convergência. Essa coincidência se tornou algo cultural.

Previsão

Apesar disso, Lucivânio lembra que a previsão pode mudar. “Se não chove hoje, não quer dizer que não vai chover no resto do mês de março e de abril. Pode haver mudanças nessas anomalias de temperatura no oceano e chover muito em abril. Tudo isso vai depender da dinâmica do oceano Atlântico sul”, finalizou.

Ouça a entrevista na íntegra: