Pandemia do novo coronavírus

População tira a máscara e aproveita manhã de sábado para se divertir no calçadão de Boa Viagem, como se não houvesse quarentena

Fotógrafos do Jornal do Commercio flagraram muito desrespeito ao decreto estadual que proíbe o uso do calçadão das praias para o lazer

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 20/03/2021 às 10:48
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

Até parece fevereiro ou março de 2020, quando as informações sobre a covid-19 ainda eram desconhecidas para a maior parte da população. Mas a fotografia que estampa esta reportagem foi feita na manhã deste sábado - 20 de março de 2021. Um ano após o início da pandemia e em meio a um decreto estadual que estabelece uma quarentena em Pernambuco, moradores do Recife decidiram tirar as máscaras e se divertiram livremente no calçadão da praia de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana.

Fotógrafos do Jornal do Commercio circularam por bairros do Recife neste sábado para descobrir se a população está respeitando a quarentena imposta pelo governador Paulo Câmara, para tentar reduzir a transmissão do novo coronavírus. O que a reportagem encontrou foi muita gente sem máscara, sem respeitar o distanciamento social e dando de ombros para a determinação que proíbe o uso do calçadão das praias do Estado.

Mesmo com a presença da Polícia Militar, em vários pontos do calçadão, foram vistas pessoas correndo, caminhando ou pedalando bicicleta. A maioria estava sem máscara ou com a proteção no queixo, sem cobrir nariz e boca, como orientado repetidas vezes por autoridades de saúde do mundo inteiro.

Em alguns casos, a reportagem viu quando policiais abordaram as pessoas. Um senhor foi retirado pela PM do calçadão. Na faixa de areia, um homem viu a aproximação da cavalaria da PM e se afastou.

Dando um jeitinho...

Para fugir da regra que impede o uso do calçadão, muitas pessoas atravessaram a rua e usaram a calçada em frente ao calçadão na Avenida Boa Viagem para praticar os esportes. A maioria sem máscara.

Números

Na esteira de todos esses desrespeitos, o vírus segue se espalhando e provocando mais vítimas. Na sexta-feira (19), Pernambuco registrou mais 2.211 casos do novo coronavírus e mais 51 óbitos. Agora, o Estado já tem 11.614 vidas perdidas para o novo coronavírus. 96% dos leitos de UTI reservados para pacientes com covid-19 já estão ocupados.