negócio

Carrefour compra BIG, dono do Bompreço, e amplia marca da rede de varejo do Brasil


O negócio permite o Carrefour Brasil expandir os formatos e vira a maior rede do setor em todo o país

Reprodução/Grupo Big
FOTO: Reprodução/Grupo Big
Leitura:

O Grupo Carrefour Brasil anunciou, nesta quarta-feira (24), um acordo com a Advent International e o Walmart para a compra do Grupo BIG Brasil S.A., que inclui a marca Bompreço. Com a aquisição, a Companhia espera converter parte das lojas BIG e BIG Bompreço para as bandeiras Atacadão ou Sam’s Club. Ao todo, o Grupo BIG possui 387 lojas, 41 mil funcionários, presença em 19 estados brasileiros. De acordo com o Carrefour Brasil, a mudança criará um grupo com vendas brutas de cerca de R$ 100 bilhões e aproximadamente 137 mil funcionários.

Vale lembrar que, quando o Bompreço era controlado pelo empresário João Carlos Paes Mendonça, cujo grupo (JCPM) tem 86 anos de atuação no setor, foi a maior responsável por todas as grandes inovações no varejo moderno no Norte e Nordeste, como por exemplo a mudança do supermercado para o hipermercado e o cartão de crédito de loja (Hipercard) ao pioneiro clube de fidelização (Bom Clube).

Acordo financeiro

De acordo com as informações apuradas por Fernando Castilho, do Jornal do Commercio, o pagamento da transação será realizado 70% em dinheiro e 30% por meio de emissão de novas ações do Grupo Carrefour Brasil. Desde 2019, incluindo essa transação, o investimento total da Companhia terá sido superior a R$ 15 bilhões, um dos maiores na indústria de varejo brasileira no período. Leia todos os detalhes sobre o negócio no JC Online.

> Rede Verdfrut abre vagas de emprego para nova loja na Zona Oeste do Recife; saiba como concorrer

O Grupo Carrefour Brasil opera 489 lojas no país, incluindo 100 hipermercados com a bandeira Carrefour, 53 supermercados com as bandeiras Carrefour Bairro e Market, 130 lojas de proximidade com a bandeira Carrefour Express, 206 lojas Cash & Carry com a bandeira Atacadão e 125 farmácias e 77 postos de gasolina. Em 2020, o Grupo Carrefour Brasil gerou vendas brutas de R$ 74,7 bilhões e EBITDA ajustado de R$ 5,6 bilhões.

Relembre o retorno da marca Bompreço

Em 2019, os supermercados Walmart Brasil passaram a se chamar Big Bompreço, devido a mudança no nome da empresa para Grupo Big e o aproveitamento da marca já é conhecida pela população. A estreia aconteceu em Pernambuco e a mudança foi realizada no dia 15 de agosto de 2019.

A marca Bompreço foi criada nos anos 60 pelo empresário João Carlos Paes Mendonça, atual presidente do Grupo JCPM. A primeira loja da rede foi inaugurada em 1966, no bairro de Casa Amarela e foi vendida pelo empresário, em 2000, para o grupo holandês Royal Ahold, e dez anos depois foi comprado pelo Walmart.


Mais Lidas