Saúde

Está tossindo há duas semanas? Procure um médico. Pode ser tuberculose, alerta pneumologista

Tuberculose mata, todos os anos, cerca de 1,5 milhão de pessoas no mundo

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 24/03/2021 às 11:46
Reprodução do Twitter/ Governo de São Paulo
FOTO: Reprodução do Twitter/ Governo de São Paulo

Você está tossindo recorrentemente há duas semanas? Então, procure um médico. Este é o alerta da pneumologista Paula Athayde, neste 24 de março - Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A Tuberculose é uma doença infecciosa que ataca os pulmões e pode levar à morte.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, é possível que alguns pacientes que, apesar de estarem tossindo, não procurem o serviço de saúde por não apresentarem outros sintomas relacionados à covid. Mas a tosse isolada por cerca de duas a três semanas pode ser um alerta para a Tuberculose, segundo Athayde.

“Neste caso, o paciente não deve ir até um hospital, mas, sim, procurar uma Unidade de Saúde ou um agente de saúde que faça a conexão com o médico”, orientou a médica.

Ainda de acordo com a pneumologista, o tratamento adequado da tuberculose deve durar, no mínimo, seis meses. “Se feito corretamente, o paciente pode estar curado no final desse período”, salientou. No mundo, de acordo com a especialista, 1,5 milhão de pessoas morrem todos os anos de tuberculose.

Ouça a entrevista na íntegra: