Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado
O Brasil, com 212 milhões de habitantes, registra 3.251 mortes em um dia, elevando o total para 298.676 óbitos desde a primeira morte há um ano, balanço superado apenas pelos Estados Unidos. Fiocruz entregará menos doses da vacina contra Covid-19 em abril. Ministério da Saúde negocia entrega de 2,8 milhões de medicamentos para intubação. A previsão do governo de Pernambuco é de que o cadastramento dos desempregados que terão direito a utilizar gratuitamente o transporte público da Região Metropolitana do Recife comece a partir do dia 5 de abril. O tema do 'Debate da Super Manhã' é 'O preço da pandemia'.
Novo recorde
A pandemia de coronavírus no Brasil ceifou mais de 3.000 vidas em 24 horas pela primeira vez nesta terça-feira (23), em um momento em que a situação no País causa alarme mundial e pressiona o presidente Jair Bolsonaro, que prometeu um rápido retorno à "normalidade". O Brasil, com 212 milhões de habitantes, registrou 3.251 mortes em um dia, elevando o total para 298.676 óbitos desde a primeira morte há um ano, balanço superado apenas pelos Estados Unidos. Os casos totalizam 12,1 milhões, com 82.493 infecções nas últimas 24 horas, revelou o ministério.
Nova previsão
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou nesta terça-feira (23) que vai entregar 18,8 milhões de doses da vacina Oxford-AstraZeneca para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, em abril. Serão 11,2 milhões de doses a menos da previsão inicial, que era uma entrega de 30 milhões de doses no próximo mês. Segundo a fundação, “por tratar-se de uma nova tecnologia e da complexidade de implantação da produção da vacina Covid-19” o cronograma de entregas do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos foi afetado. Inicialmente, estava prevista a produção de 1 milhão de doses por dia em abril. O cronograma de entregas prevê a produção de 3,9 milhões de doses este mês; 18,8 milhões em abril; 21,5 milhões em maio; 34,2 milhões em junho; e 22 milhões em julho. No segundo semestre, com a produção nacional de insumos, estão previstas 110 milhões de doses.
Medicamentos
O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (23) que mais de 2,8 milhões de unidades de medicamentos de intubação orotraqueal (IOT) começaram a ser distribuídas para todo o Brasil, por meio de uma parceria firmada com três empresas fabricantes. As entregas foram negociadas após reuniões entre a pasta e representantes dos laboratórios fornecedores dos medicamentos ocorridas na segunda-feira (22) e nesta terça-feira (23). O cronograma de entregas é feito pelo Ministério da Saúde com base no monitoramento realizado nos estados e municípios, para verificar a disponibilidade dos medicamentos de intubação orotraqueal em todo o país. Essas informações são então repassadas à indústria e aos distribuidores para que os estados possam realizar as aquisições.
Moro
Após o ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), votar nesta terça-feira (23) contra a suspeição do ex-juiz Sergio Moro ao julgar o ex-presidente Lula (PT) no caso do triplex do Guarujá, a ministra Cármem Lúcia modificou o voto que deu em 2018, quando o julgamento foi iniciado, e passou a considerar o ex-magistrado parcial no caso. Com a mudança, três ministros da Segunda Turma da corte (Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowiski e Cármen Lúcia) dão razão à defesa de Lula, e dois (Nunes Marques e Edson Fachin) são contra os argumentos dos advogados do ex-presidente. A suspeição de Moro, acordada pelo STF, concerne um único caso das duas condenações proferidas até agora por Lula na 13ª Vara Federal de Curitiba, onde Moro atuava.
Novos pontos
O Recife irá contar com mais pontos de vacinação contra a covid-19 a partir da próxima semana. Segundo a prefeitura da capital pernambucana, os novos postos irão funcionar no formato drive-thru no BIG Bompreço de Casa Forte, na Zona Norte da cidade, e no BIG Bompreço de Boa Viagem, na Zona Sul do município. Agora, o Recife conta com 17 locais de imunização. Atualmente, o Recife está imunizando os idosos a partir de 64 anos. Para ser vacinada, a pessoa deve realizar a marcação através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Ao todo, 17 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus, são disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Recife. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.
Passagem grátis
A previsão do governo de Pernambuco é de que o cadastramento dos desempregados que terão direito a utilizar gratuitamente o transporte público da Região Metropolitana do Recife comece a partir do dia 5 de abril. O benefício está previsto no Programa de Transporte Social do Sistema de Transporte Público da RMR, sancionado nesta segunda-feira (22) pelo governador Paulo Câmara, e que vai fornecer R$ 75 por mês para 20 mil pessoas que perderam o emprego durante a pandemia e ganhava até dois salários mínimos. O programa foi batizado de VEM Social.
Debate da Super Manhã
Nesta quarta-feira (24), 'O preço da pandemia', às 11h. Wagner Gomes conversa com o economista Edgard Leonardo e com Fábio Silva, fundador da ONG Novo Jeito.