Além de anunciar a prorrogação do período de quarentena, que vai seguir até o dia 31 de março, o Governo de Pernambuco divulgou novas medidas restritivas para evitar a propagação do novo coronavírus em todo o Estado. Entre os dias 01 e 25 de abril, os serviços essenciais e não essenciais precisam obedecer as regras impostas pelo Novo Plano de Convivência. Confira abaixo os dias e horários de funcionamentos das atividades.
“Temos um caminho longo pela frente até a superação total desse flagelo. Todos já sabemos quais são as atitudes que permitem conviver com a doença. Faça a sua parte, use máscara e oriente as pessoas que estejam relaxando nos cuidados básicos”, advertiu o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.
Academias e similares
Poderão reabrir das 5h às 20h durante a semana e das 5h às 17h nos fins de semana e feriados. Capacidade: 30%
Serviços de alimentação lanchonetes, Bares e restaurantes
Poderão reabrir das 5h às 20h durante a semana e das 9h às 17h nos fins de semana e feriados. Capacidade: 50%.
Obs: Delivery, drive thru e pontos de coleta são permitidos após às 20h durante a semana e após as 17h nos finais de semana
Comércio varejista - centro e bairros
Poderão reabrir das 10h às 20h durante a semana e das 9h às 17h nos fins de semana e feriados
Obs: 1 cliente a cada 5 metros quadrados (interior da loja)
Escritórios comerciais e prestação de serviços
Poderão reabrir das 10h às 20h durante a semana e das 9h às 17h nos fins de semana e feriados. Capacidade: 50%
Obs: Distanciamento de 1,5 metros entre as estações de trabalho
Shoppings centers e galerias comerciais
Poderão reabrir das 10h às 20h durante a semana e das 9h às 17h nos fins de semana e feriados.
Obs: 1 cliente a cada 10 metros quadrados (circulação) e 1 cliente a cada 5 metros quadrados (interior da loja)
Escolas e universidades públicas e privadas
Poderão reabrir das 6h às 22h durante a semana. Capacidade: 50%.
Obs: Vale para Ensino Superior, Médio, Fundamental I e II e Infantil
Igrejas e Atividades Religiosas
Poderão reabrir das 05h às 20h durante a semana e das 05h às 17h nos fins de semana e feriados. Capacidade: 30% ou com o limite máximo de 100 pessoas.
Apelo do secretário de saúde
O secretário estadual de saúde, André Longo, endureceu o tom de voz durante a coletiva online e fez duras críticas ao comportamento da população diante das medidas restritivas contra a covid-19. Vale lembrar que, na última quarta-feira (24), o Estado registrou o recorde diário de infectados pelo novo coronavírus, com mais de 2,7 mil casos.
> "Cansado de ver gente morrendo", diz médico após PE ultrapassar 1.800 pessoas em UTI com covid-19
''É de uma tamanha irresponsabilidade, com o momento em que estamos vivendo, conviver com alguma pessoa sem a utilização correta da máscara em todas as atividades que exigem que tenhamos que sair de casa. Isso é regra básica de convivência. Muda o curso da pandemia. Por favor, atendam ao apelo das autoridades sanitárias. Precisamos de um comportamento mais adequado para mudar essa realidade'', afirmou André Longo.
Diferença entre quarentena, lockdown e isolamento
O aumento diário nos casos do novo coronavírus em Pernambuco fez com que o Governo estadual, através da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), decidiu impor o período de quarentena em todo o Estado. Abaixo, entenda a diferença entre lockdown, quarentena e isolamento social, atitudes que visão diminuir os caos da covid-19.
O que é lockdown?
É o nível mais alto de segurança, no qual as pessoas não podem entrar ou sair de um local isolado, e tem como objetivo dessa interromper qualquer atividade por um período de tempo. De acordo com O Ministério da Saúde, o lockdown pode ser necessário’’em situação de grave ameaça ao sistema de saúde”, como é a pandemia do coronavírus.
Quarentena
A Quarentena é uma medida que restringe a circulação de pessoas em áreas públicas e privadas, evitando aglomerações. O tempo varia de acordo com o planejamento e avanço da doença em cada região. No Brasil, durante a pandemia do coronavírus, cada Estado ou município estipula o prazo, sem determinação federal.
Isolamento social
Segundo o Ministério da Saúde, o isolamento serve para separar pessoas com sintomas ou suspeitas da doença. Ainda de acordo com ministério, o isolamento é feito por um prazo de 14 dias – tempo em que o vírus leva para se manifestar no corpo – podendo ser estendido, dependendo do resultado dos exames laboratoriais.