Pandemia do novo coronavírus

Temos certeza que cloroquina não funciona para a covid-19, diz epidemiologista

Epidemiologista Ethel Maciel deu entrevista para a Rádio Jornal na manhã desta quinta-feira e falou sobre os riscos da cloroquina

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 25/03/2021 às 12:14
Pixabay
FOTO: Pixabay

Para os médicos que seguem as orientações da ciência uma coisa é certa: a cloroquina não funciona no tratamento da covid-19. A informação foi, novamente, reforçada pela médica Ethel Maciel, uma das mais consagradas especialistas em epidemiologia do Brasil nesta quinta-feira (25) em entrevista ao Passando a Limpo, da Rádio Jornal.

“A cloroquina nós já temos certeza que não funciona para a covid-19”, afirmou sem titubear a médica que acompanha a pandemia desde o início, no ano passado. Para ela, o incentivo a uso de medicamentos que não têm comprovação científica expõe a população a mais riscos.

“As pessoas acreditam que estão protegidas e se descuidam de outros processos como o distanciamento social”, alertou a médica. Ethel reforçou que, no momento, apenas um medicamento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como sendo capaz de tratar especificamente a covid-19: o Remdesivir.

Mesmo assim, recorda Ethel, este é um medicamento de uso hospitalar “e muito específico”. “Portanto, não há nenhum medicamento capaz de fazer tratamento precoce”, disse a médica.

Confira o Passando a Limpo, na íntegra: