Vacinação contra covid-19

Butantan anuncia criação da primeira vacina contra covid-19 100% brasileira: a ButanVac

De acordo com o Butantan, ButanVac deve ser fabricada ainda neste ano

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 26/03/2021 às 8:21
Reprodução/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Reprodução/Prefeitura de Caruaru

O Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou, na manhã desta sexta-feira (26), a criação da primeira vacina contra covid-19 100% brasileira. Batizada de “ButanVac”, a vacina deve começar a ser fabricada ainda neste ano.

“O Butantan anuncia a criação da ButanVac, a 1ª vacina 100% brasileira contra Covid-19. A produção deve começar ainda este ano, na fábrica que hoje faz a vacina contra Influenza. A ButanVac será entregue ao Brasil ainda em 2021. Grande notícia. #Podeconfiar #VacinadoButantan”, anunciou o Instituto no Twitter.

O Butantan não explicou o percentual de eficácia do imunizante. Para ser aplicado na população, a vacina precisa ser autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Testes da ButanVac

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, o Butantan vai pedir à Anvisa autorização para começar os testes em humanos, envolvendo 1,8 mil pessoas. A TV Globo disse que o pedido deve ser feito ainda nesta sexta-feira (26) e que testes já foram feitos em animais. Também de acordo com reportagem do Estadão, até 40 milhões de doses podem ser produzidas neste ano ainda.

"Os resultados dos testes pré-clínicos se mostraram extremamente promissores", disse o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), ao explicar os motivos para o início dos testes em humanos ainda em abril.

O Instituto Butantan também participou do processo de desenvolvimento da CoronaVac, a primeira vacina a ser disponibilizada para a população brasileira.