ASSUNTOS DO DIA

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 29/03/2021 às 6:11
Marcos Gouvea/Agência Brasil
FOTO: Marcos Gouvea/Agência Brasil

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Pernambuco ultrapassa a marca de 500 leitos de UTI abertos em 28 dias para enfrentamento da covid-19. Fiocruz recebe insumos para produção de vacina da Oxford/AstraZeneca. Aumenta em 145% o número de internações em UTI entre infectados de 20 a 39 anos. Campanha de vacinação contra gripe deve imunizar mais de 3,5 milhões em Pernambuco. Resultado final do Enem será divulgado nesta segunda (29).

Mais jovens

Ao longo deste mês, profissionais de saúde que atuam na linha de frente à covid-19 têm chamado a atenção em relação ao aumento no número de adultos jovens internados em leito de terapia intensiva (UTI) em Pernambuco. Um levantamento divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) comprova a percepção dos trabalhadores de saúde. Na faixa etária de 20 a 39 anos, o crescimento no volume de pacientes em UTI foi de 145%. A primeira semana do ano teve 38 pacientes desse grupo em UTI. Na semana de número 11 (14/3 a 20/3), esse número saltou para 93.

Leitos de UTI para pacientes infectados com a covid-19
Leitos de UTI para pacientes infectados com a covid-19
Hélia Scheppa/SEI

Gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa em 12 de abril e a meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. A ação vai até 9 de julho, com o objetivo de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde. Em Pernambuco, a estimativa é imunizar 3.516.301 pessoas - 600 mil a mais, em média, do que a previsão do ano passado.

Enem

O Ministério da Educação disponibiliza na próxima segunda-feira (29) as notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, versão impressa e digital. Os participantes poderão conferir os resultados individuais das provas na Página do Participante ou no aplicativo do exame, após as 18h (horário de Brasília). De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão realizador da prova, também estarão disponíveis as notas dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Datas devem ser divulgadas esta semana
Datas devem ser divulgadas esta semana
Reprodução

Insumos

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu neste domingo (28), no Rio de Janeiro, mais duas remessas de insumo farmacêutico ativo (IFA) suficientes para produzir 12 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, usada na imunização contra a covid-19. As 23 milhões de doses serão produzidas pela própria Fiocruz e, uma vez prontas, serão entregues ao Ministério da Saúde, entre abril e maio. Este mês, a Fiocruz já produziu e entregou 1,8 milhão de doses de vacinas produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). Ainda está prevista a entrega de mais 2,1 milhões de doses nesta semana, que irão completar os 3,9 milhões de vacinas previstas até o fim desta semana.

O voo com os insumos da vacina contra a covid-19 chegou no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro
O voo com os insumos da vacina contra a covid-19 chegou no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro
Marcos Gouvea/Agência Brasil

Leitos

O governador Paulo Câmara anunciou neste domingo (28), que Pernambuco ultrapassou a marca de 500 leitos abertos em 28 dias para o enfrentamento à covid-19. O anúncio aconteceu após uma visita ao Hospital de Referência, em Olinda, localizado na maternidade Brites de Albuquerque. A unidade teve sua capacidade ampliada, com mais 20 leitos de UTI. A expansão foi instalada em 15 estruturas modulares, na área externa do serviço de saúde, doadas ao Estado pelo Sistema Hapvida.