EDUCAÇÃO

Governo divulga calendário de volta às aulas presenciais em Pernambuco; confira datas

O retorno das aulas presenciais em Pernambuco ocorrerá de forma escalonada

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 31/03/2021 às 17:58
Brenda Alcântara/ JC Imagem
FOTO: Brenda Alcântara/ JC Imagem

Em coletiva de imprensa com transmissão online, realizada nesta quarta-feira (31), o Governo de Pernambuco deu detalhes sobre a volta às aulas presenciais das redes públicas, estadual e municipais, e das escolas privadas.

O retorno dos estudantes às salas de aula ocorrerá de forma escalonada, sendo iniciado pela rede particular, a partir da próxima segunda-feira (5). O Governo de Pernambuco havia determinado a suspensão das aulas presenciais no dia 18 de março para conter o avanço da covid-19 no estado.

No caso da rede pública municipal, as aulas estão suspensas desde março de 2020.

O secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros, destacou a importância de respeitar as medidas sanitárias de prevenção. “Destaco que todas as instituições de ensino, sejam elas públicas ou particulares, deverão seguir todas as normas previstas no protocolo estadual de educação, que tem como base três premissas: o distanciamento social, a prevenção/proteção e o monitoramento e comunicação”, disse. “Esses protocolos determinam, por exemplo, o distanciamento da sala de aula, o uso de máscaras, disponibilização de totens com álcool em gel e o monitoramento de casos suspeitos de covid-19”, completou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, a decisão de mandar as crianças e estudantes para as escolas é uma decisão das famílias e que estas poderão optar pelo formato híbrido. “Temos a certeza de que o ambiente escolar é seguro, desde que sejam seguidos os protocolos”, afirmou Barros.

Confira abaixo o calendário

Rede Privada

  • A partir de 5 de abril: Estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental - Anos Iniciais (do 1º ao 5º anos)
  • A partir de 12 de abril: Estudantes do Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º anos) e Ensino Médio

Rede estadual

  • A partir de 19 de abril: Estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1º ao 5º anos)
  • A partir de 26 de abril: Estudantes do 2º Ano do Ensino Médio e Fundamental Anos Finais (9º e 8º anos)
  • A partir de 3 de maio: Estudantes do 1º Ano do Ensino Médio e Fundamental dos Anos Finais (7 º e 6º anos)

Rede Pública Municipal

A partir de 26 de abril está autorizada a volta às aulas presenciais nas unidades. Neste caso, o cronograma de retorno das atividades pedagógicas presenciais deve ser definido por cada município, observando as suas especificidades.