Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado
Ministro da Saúde pede que população evite aglomerações durante Semana Santa. Seis presidenciáveis assinam manifesto pró-democracia. Pernambuco inicia processo de flexibilização das medidas restritivas nesta quinta-feira (1º). Brasil bate recorde com 3.780 mortes por covid-19 registradas em 24 horas. Ministro da Defesa anuncia novos comandantes das Forças Armadas. Pernambuco tem redução na demanda por leitos de UTI e menor média móvel de mortes do Brasil. O tema do 'Debate da Super Manhã' é 'Reforma Política'.
Flexibilização da quarentena
Após 14 dias de quarentena mais rígida, quando apenas serviços essenciais puderam funcionar, Pernambuco dá início, nesta quinta-feira (1º), a um novo plano de convivência com a covid-19. O retorno das atividades sociais e econômicas ocorre de maneira gradual, com alterações de horários e quantidade de pessoas, até o dia 25 deste mês. De acordo com a nova determinação estadual, no Grande Recife, o funcionamento de atividades econômicas está permitido das 10h às 20h durante a semana, e das 9h às 17h nos sábados, domingos e feriados. No interior do Estado o funcionamento de tais atividades pode acontecer de 5h às 20h, nos dias úteis, e de 6h às 14h aos sábados, domingos e feriados.
Reforço de ônibus
A flexibilização da quarentena em Pernambuco e a entrada em vigor de um novo protocolo de convivência com a covid-19 a partir desta quinta-feira (1º) vão provocar um novo reforço da frota de ônibus em circulação na Região Metropolitana do Recife. O objetivo do governo do Estado é minimizar a superlotação nos horários de pico da manhã e da noite. Duzentos ônibus serão lançados a mais na operação, elevando a frota de 80% para 88% e permitindo que 184 linhas rodem com mais de 100% dos veículos. A ampliação se dará em dois momentos: uma parte já a partir de quinta e o restante a partir da segunda-feira (5).
Distanciamento
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um apelo nesta quarta-feira (31) para que a população evite aglomerações, usem máscaras e mantenham o distanciamento social para evitar o aumento dos casos de covid-19 durante o feriado da Semana Santa. O ministro reiterou o que afirmou aos senadores na segunda-feira (29) sobre a necessidade de aumentar o ritmo da vacinação no país. Segundo Queiroga, o Brasil tem mais de 562 milhões doses de vacinas covid-19 contratadas para 2021. Entretanto, parte desses imunizantes está previsto para chegar ao país nos próximos meses.
Manifesto
Um grupo de seis possíveis candidatos à Presidência da República em 2022 lançou na noite desta quarta-feira (31), um manifesto em defesa da democracia, da Constituição Federal de 1988 e contra o autoritarismo. O texto é assinado tanto por nomes da centro-direita quanto da centro-esquerda. A manifestação pró-democracia ocorre um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro demitir o ministro da Defesa, o general Fernando Azevedo e Silva; e os comandantes da Marinha, da Aeronáutica e do Exército. O texto é assinado pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM); pelo apresentador de TV Luciano Huck; pelos ex-candidatos presidenciais em 2018 Ciro Gomes (PDT) e João Amoêdo (Novo) e pelos governadores tucanos João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS). Os seis são vistos como possíveis candidatos em 2022. A confecção da carta foi uma iniciativa de Mandetta, que começou a procurar os demais signatários na noite desta terça-feira.
Novo recorde
O Brasil registrou, nesta quarta-feira (31), mais 3.869 mortes pelo novo coronavírus, levando o país ao total de 321.515 pessoas que perderam a vida para a doença, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde. O país já soma 12.748.747 infectados pelo vírus, desde o início da pandemia, sendo 90.638 novas contaminações registradas apenas nas últimas 24 horas.
Novos comandantes
O ministro da Defesa, Braga Netto, anunciou nesta quarta-feira (31) o nome dos três novos comandantes das Forças Armadas brasileiras (Exército, Marinha e Aeronáutica). Para o Exército, foi escolhido o nome do general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, atual chefe do Departamento-Geral de Pessoal (DGP) da corporação. Ele vai substituir o general Edson Pujol, que deixou o cargo ao lado dos outros comandantes das Forças nesta semana por decisão do presidente e do novo ministro da Defesa, em um gesto inédito na histórica do país. Na Marinha, assume o almirante de esquadra Almir Garnier Santos, no lugar de Ilques Barbosa. Santos deixará o comando da secretaria-geral do Ministério da Defesa. Já o escolhido para comandar a Força Aérea Brasileira (FAB) é o brigadeiro Carlos Alberto Batista Júnior, atual comandante-geral de apoio (logística) da corporação. Ele substitui Antônio Carlos Moretti Bermudez.
Redução
No último dia de quarentena mais rígida em Pernambuco, nesta quarta-feira (31), o governador Paulo Câmara ressaltou a interrupção no crescimento acelerado das demandas por leitos de terapia intensiva (UTI), registrado nas últimas quatro semanas no Estado. Nesta última semana, segundo o governador, Pernambuco apresentou a primeira redução, e os dados desta semana já apontam para uma nova diminuição das solicitações por vagas de UTI. Vale frisar que, ainda assim, até a terça-feira (30), 96% das 1.547 vagas de UTI estavam ocupadas com pacintes que apresentam sintomas de covid-19. Com relação aos óbitos, Paulo Câmara informou que a taxa de mortalidade pelo novo coronavírus em Pernambuco, que já foi a terceira maior do País, hoje está na 21ª posição.
Debate da Super Manhã
Nesta quinta-feira (1º), 'Reforma política', às 11h. Wagner Gomes conversa com o deputado federal Paulo Ganime (Novo-RJ), o ex-senador Cristóvam Buarque e a cientista política Priscila Lapa.