O clima de tensão voltou a rondar o Capitólio, em Washington, nesta sexta-feira (2), após um motorista jogar o veículo contra policiais. No ataque, um policial morreu e outro ficou gravemente ferido. O condutor foi baleado pelas forças de segurança. Depois do ocorrido, as ruas que cercam o prédio que abriga o Congresso dos Estados Unidos, e edifícios de escritórios do Legislativo norte-americano foram fechados com forte presença da polícia.
Os dois oficiais e o homem que jogou o carro contra eles foram levados ao hospital depois do ocorrido. Um dos policiais morreu antes de chegar ao hospital, enquanto o condutor do veículo, em estado grave, veio a óbito pouco depois de dar entrada na unidade de saúde.
The USCP has cleared the external security threat incident located at all of the U.S. Capitol Campus buildings, however the area around the crime scene will continue to be restricted and individuals should follow police direction. pic.twitter.com/6SXr5WJmcE
— U.S. Capitol Police (@CapitolPolice) April 2, 2021
Um helicóptero foi visto no ar, e os observadores receberam ordem de deixar a área. Vídeos da cena mostram o que parecia ser duas pessoas em macas sendo carregadas em ambulâncias.
Segurança havia sido reduzida
Em 6 de janeiro, milhares de apoiadores do então presidente Donald Trump invadiram o Capitólio. Em resposta, as forças de segurança dos Estados reforçaram a segurança no local. As autoridades começaram, apenas nas últimas semanas, a remover o anel externo de cerca alta, com topo de arame farpado, erguido ao redor do complexo do Capitólio.