ASSUNTOS DO DIA

Nova rodada do auxílio, aulas presenciais, liberação de templos religiosos: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 05/04/2021 às 6:23
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Aulas presenciais nas escolas da rede privada de Pernambuco voltam nesta segunda-feira (5). Liberação de cultos e missas incomoda ministros do STF. Governadores do Nordeste saem em defesa de Paulo Câmara após publicação de Bolsonaro. Vão começar as inscrições do Sisu para estudantes que participaram do Enem 2020. Nova rodada do auxílio emergencial começa a ser paga nesta terça-feira (6). O tema do 'Debate da Super Manhã' é 'Política'.

Aulas presenciais

Escolas da rede privada de Pernambuco retomam as aulas presenciais nesta segunda-feira (5). No entanto, o retorno será divido em duas etapas. Ensino superior e cursos livres também podem reabrir nesta mesma data. Na rede estadual, os colégios abrirão obedecendo uma escala, a partir do dia 19. Já as unidades das redes municipais poderão voltar às atividades presenciais a partir de 26 de abril, com cronograma definido por cada prefeitura. As datas foram anunciadas pelo governo estadual, após o encerramento do período de 14 dias da quarentena mais rígida adotada em todo o Estado. A rede privada de ensino tem cerca de 400 mil alunos, enquanto a rede pública soma 1,4 milhão de estudantes.

Impasse

A prefeitura de Belo Horizonte e o partido Cidadania acionaram neste domingo (4), o Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a decisão do ministro Kassio Nunes Marques, que liberou a realização de cultos e missas em todo o País. O entendimento do magistrado, que proibiu Estados e municípios de suspenderem atividades religiosas, provocou desconforto no tribunal e foi duramente criticado pelo decano do STF, Marco Aurélio Mello. Na avaliação de magistrados, a Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure) não possui legitimidade para entrar com uma ação no Supremo contra decretos estaduais e municipais. Integrantes da Corte defendem a análise da controvérsia pelo plenário, e a expectativa é a de que a medida seja revista.

Kassio Nunes Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga de ministro do STF
Kassio Nunes Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga de ministro do STF
Samuel Figueira/ Proforme

Polêmica

Governadores de outros estados do Nordeste foram às redes sociais, neste domingo (4), declarar apoio ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), em resposta ao episódio envolvendo o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) e o apresentador Sikêra Jr. No Twitter, Bolsonaro publicou um vídeo em que Sikêra faz diversas críticas ao governador pernambucano, inclusive, questionando sobre o destino dos recursos enviados pelo governo federal para o combate da covid-19. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que os governadores vão “continuar unidos, trabalhando incansavelmente pela vacina para salvar vidas”. O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), também se manifestou em solidariedade ao socialista, afirmando que o gestor foi "alvo de fake news, de mentiras mesmo".

Bolsonaro reproduz vídeo com críticas a Paulo Câmara.
Bolsonaro reproduz vídeo com críticas a Paulo Câmara.
Alexandre Gondim/JC Imagem

Sisu

Começam nesta terça-feira (5) as inscrições para o Sisu, sistema informatizado do Ministério da Educação que oferece vagas em universidades públicas. A data é aguardada pelos estudantes que participaram do Enem 2020 e é com as notas obtidas no exame que os candidatos vão disputar a melhor classificação. As inscrições poderão ser feitas entre 6 e 9 de abril, na plataforma digital do Sisu, no endereço: sisu.mec.gov.br. O resultado da chamada regular será no dia 13 de abril e quem não for selecionado terá até 19 de abril para entrar na lista de espera. Nesse caso, a convocação dos candidatos começará a ser feita a partir de 23 de abril, pelas instituições de ensino. Para o primeiro semestre de 2021, o Sisu oferece 209.190 vagas, em 5.685 cursos de graduação, de mais de 100 instituições públicas.

Datas devem ser divulgadas esta semana
Datas devem ser divulgadas esta semana
Reprodução

Auxílio Emergencial

Começa nesta terça-feira (6) nova rodada de pagamentos do Auxílio Emergencial. Os primeiros a receber são os nascidos em janeiro. Na sequência, com intervalo de dois ou três dias, vêm os demais para cada mês de nascimento. Os depósitos serão feitos de forma escalonada até agosto e a liberação dos saques até setembro. É importante lembrar que esse cronograma vale para beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família, que estão no Cadastro Único de programas sociais pelo app ou site da Caixa. Ao todo, serão quatro parcelas pagas a partir de abril; a segunda, em 16 de maio; depois, em 20 de junho; e a última, a partir de 23 de julho. A versão 2021 do auxílio emergencial para desempregados, trabalhadores informais e beneficiários do Bolsa Família é mais restrita do que a do ano passado. A previsão é que 45.600.000 brasileiros tenham direito ao benefício, com apenas um pagamento por família.

Novo auxílio emergencial foi confirmado pelo governo federal
Novo auxílio emergencial foi confirmado pelo governo federal
Marcello Casal Jr./Agência Brasil