RETOMADA

Pandemia: Escolas da rede particular recebem primeiro grupo de alunos no retorno às aulas em Pernambuco

O retorno será de forma gradual. Hoje, voltam às salas de aula os alunos dos ensinos infantil e fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 05/04/2021 às 12:30
Paulo Daniel/TV Jornal
FOTO: Paulo Daniel/TV Jornal

Nesta segunda-feira (5), escolas da rede particular de ensino receberam o primeiro grupo de alunos no retorno às aulas, como determina o novo plano de convivência da covid-19, em Pernambuco. A retomada às salas acontece de forma gradual. Hoje, os alunos dos ensinos infantil e fundamental I voltaram às atividades.

A aluna Maria Eduarda, de 5 anos, estava ansiosa para volta para a escola, e foi uma das primeiras a chegar ao colégio. Antes de seguir para a sala de aula, a primeira parada dela foi no portão para higienizar as mãos e aferir a temperatura. A aluna, que é do ensino infantil, disse que já estava com saudade dos amigos e da escola.

>> Governo divulga calendário de volta às aulas presenciais em Pernambuco; confira datas

Cuidados

Um colégio da rede particular, que fica no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, se preparou, mais uma vez, para a retomada das atividades presencias. De acordo com a diretora pedagógica da unidade, Natália Ayres, uma pesquisa feita com os pais dos alunos apontou que mais de 80% das famílias optaram pelo retorno. Já o restante dos alunos preferiu assistir às aulas de forma remota, ou seja, em casa.

Nas salas do colégio, tudo foi adaptado e os cuidados foram redobrados. As cadeiras estão separadas e todas as portas com puxador de pé. Os parques seguem fechados e nos corredores há pias e equipamentos com álcool gel, além de cartazes sobre os protocolos de segurança, para evitar a propagação do novo coronavírus. Essas são as normas para todas as escolas. Confira o vídeo abaixo:

Fundamental 2 e ensino médio

Na próxima segunda-feira (12), voltam às salas os estudantes do fundamental II e do ensino médio.

Expectativa

O presidente do sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco, José Ricardo Diniz, falou sobre os próximos passos do decreto e da expectativa para os pais e alunos.