A Petrobras anunciou mais um reajuste, de quase 5%, no preço do gás de cozinha. Com isso, o valor do botijão de 13 quilos para as revendedoras deve ficar em R$ 41,68. Ao todo, esse é o quarto aumento realizado pela Petrobras, desde o início do ano. Segundo a estatal, a variação do preço do produto no mercado internacional é uma das consequências para os reajustes.
A presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás de Pernambuco, Francine Gulde, afirma que o aumento traz um impacto grande para o setor, porque se soma a outros impostos. Ela diz também que as revendedoras que conseguiram segurar os preços nos depósitos logo terão que repassar o novo aumento para os consumidores.
>> Preço da gasolina aumenta pela sexta vez em 2021; confira valores
Virou item de luxo
Mesmo sendo um produto essencial, o botijão de gás já é item de luxo para muitos. É o caso da da catadora de reciclagens Marciane Melo, de 25 anos, que mora de favor com o marido e quatro filhos, no Cabo de Santo Agostinho. Ela comprou o último botijão de gás com o que conseguiu emprestado. Para ela, a prioridade do dinheiro precisa ser alimentação.
>> Petrobras reduz preço de gasolina e diesel nas refinarias, mas haverá impacto nos postos de combustíveis?
- Claudio Costa, gerente de Recursos Humanos é demitido da Petrobras
- Petrobras reduz preço de gasolina e diesel nas refinarias, mas haverá impacto nos postos de combustíveis?
- Petrobras anuncia redução do preço da gasolina nas refinarias; veja valores
- Petrobras anuncia novo reajuste nos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha
- Após trocar presidente da Petrobrás, Bolsonaro diz que pode fazer novas mudanças no governo