ASSUNTOS DO DIA

Novo recorde, liberação de missas e cultos, vacinação lenta: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 07/04/2021 às 6:12
José Cruz/ABr
FOTO: José Cruz/ABr

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Pela primeira vez, Brasil supera 4 mil mortes por covid-19 em 24 horas. Plenário do STF decide sobre liberação de missas e cultos presenciais. Governadores do Nordeste mostram insatisfação após reunião com a Anvisa e cobram celeridade na liberação da Sputnik V. Pernambuco está entre os Estados brasileiros que menos vacinam contra a covid-19. Receita Federal realiza leilão online de iPhones, videogames e até veículos. Pernambuco inicia vacinação de profissionais das forças de segurança e salvamento. O tema do 'Debate da Super Manhã' é 'Cuidados com limpeza'.

4 mil mortes

O Brasil registrou 4.195 novas mortes por covid-19 em 24 horas, marca que representa um novo recorde diário de vítimas, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (6) pelo Ministério da Saúde. Com o novo número, o País acumula 336.947 mortes desde o início da pandemia. Ainda há 3.598 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente. Já o número de novos casos confirmados em 24 horas foi de 86.979. O país chegou a 13.100.580 pessoas infectadas desde o início da pandemia.

Covas sendo abertas no Cemitério Parque das Flores, no Recife
Covas sendo abertas no Cemitério Parque das Flores, no Recife
Bobby Fabisak/JC Imagem

Cultos religiosos

O Supremo Tribunal Federal (STF) debate nesta quarta-feira (7), às 14h, a liberação de missas e cultos presenciais durante a pandemia. O presidente da Corte, ministro Luiz Fux decidiu levar a questão ao plenário logo depois do ministro Gilmar Mendes negar a permissão para a celebração das cerimônias no estado de São Paulo. No sábado (3), o ministro Nunes Marques tinha determinado em caráter liminar que estados, municípios e Distrito Federal não podiam editar normas de combate à pandemia que proíbam completamente celebrações religiosas presenciais.

Judiciário brasileiro continua em funcionamento mesmo durante a pandemia do coronavírus
Judiciário brasileiro continua em funcionamento mesmo durante a pandemia do coronavírus
José Cruz/ABr

Sputnik V

Governadores que integram o Consórcio Nordeste saíram insatisfeitos de uma reunião de mais de três horas com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta terça-feira (6), para tratar da vacina russa contra a covid-19 Sputnik V. O grupo, que assinou contrato para adquirir 37 milhões de doses do imunizante, cobra celeridade na aprovação do pedido de importação excepcional dos lotes. Em publicação nas redes sociais, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), pontuou que o governo federal precisa compreender a urgência da solicitação e trabalhar "em favor da vida dos brasileiros".

Sputnik V é considerada segura e eficaz
Sputnik V é considerada segura e eficaz
Reuters/Direitos reservados

Vacinação lenta

Entre as 27 unidades da federação, Pernambuco é a 11º no ranking das que menos utilizaram as doses de vacinas contra covid-19 encaminhadas pelo Ministério da Saúde até o dia 1º de abril. Painel atualizado na manhã desta terça-feira (6), pelo Ministério da Saúde, mostra que 51,8% das cerca de 1,7 milhão de doses recebidas pelo Estado foram aplicadas (veja ranking no fim desta matéria). O Estado de São Paulo, por exemplo, está em 4ª posição, com 75,1% dos imunizantes já aplicados. Vale frisar que os dados divulgados pelo governo federal podem apresentar diferenças em relação aos apresentados pelas unidades federadas, pois nem todos os registros de doses aplicadas chegam em tempo real à base nacional. No painel, o próprio ministério informa um número menor de doses do que já enviou a Pernambuco.

Vacinação no Geraldão na manhã desta terça-feira (23)
Vacinação no Geraldão na manhã desta terça-feira (23)
Bruno Campos/JC Imagem

Leilão online

A Superintendência da Receita Federal da 4ª Região Fiscal, responsável pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas, organiza, no dia 20 de abril, mais um leilão eletrônico de mercadorias apreendidas. No total, serão 92 lotes disponíveis dos mais diversos produtos, com arrecadação total prevista em R$ 2 milhões. Interessados podem realizar propostas até as 21h do dia 19 de abril. Para participar do leilão, as pessoas física e jurídica em dia com os tributos federais devem possuir certificado digital. As maiores propostas em cada lote irão disputar, lance a lance, em uma sala virtual no dia do leilão, conforme regras estipuladas no edital. O leilão conta com lotes com videogames, smartphones, artigos de informática dos mais variados tipos, equipamentos fotográficos, perfumes e até veículos, podendo serem consultados através do site da Receita. Há lotes com lance mínimo de R$ 100.

Leilão da Receita Federal oferece vários produtos, incluindo smartphones
Leilão da Receita Federal oferece vários produtos, incluindo smartphones
Reprodução/Receita Federal