Preocupação

Covid-19: Parentes de idosos a partir de 85 anos aguardam abertura de agendamento da 2º dose da vacina no Recife

Os parentes dos idosos estão preocupados, porque a vacina da AstraZeneca contra a covid-19, por exemplo, precisa ter a 2º dose aplicada em 3 meses

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 08/04/2021 às 13:00
Reprodução/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Reprodução/Prefeitura de Caruaru

Parentes dos idosos com 85 anos ou mais estão preocupados, porque, no Recife, a 2º dose da vacina da AstraZeneca/Oxford, contra o novo coronavírus (covid-19), deve ser aplicada neste mês, mas o agendamento ainda não foi aberto pela Prefeitura.

Segundo Jair Roma de Sena, a mãe dele, de 88 anos, tomou a primeira dose no dia 27 de janeiro, e a segunda precisa ser aplicada até 27 de abril, porque foi a da AstraZeneca, que tem 3 meses de intervalo.

No entanto, faltando poucos dias para acabar o prazo, Jair e os irmãos não conseguem agendar a segunda dose da vacina para a mãe.

"A gente não consegue agendar, disse que não está, no momento, mas a gente está vendo que o tempo está passando, e se ela não tomar a segunda dose, vai complicar. A gente está preocupado, porque a gente tenta, tenta. Somos 13 irmãos, e ninguém consegue, em diversos horários", relata Jair.

>> Por que, mesmo com a vacina, as pessoas podem ser infectadas pela covid-19? Médica explica

Nova remessa

De acordo com Jair e seus irmãos, ao entrar no Conecta Recife para tentar o agendamento, aparece a mensagem que é preciso aguardar mais um pouco. Segundo o secretário Executivo de Transformação Digital, Rafael Figueiredo, eles só vão abrir para agendar a segunda dose, quando chegar uma nova remessa de vacinas da AstraZeneca.

>> Cerca de 12 mil pessoas faltaram a vacinação contra covid-19 no Recife; saiba o que fazer para receber as doses

Recife

Até o momento, o Recife já vacinou 331.455 mil pessoas. Dessas, pouco mais de 91 mil completou a imunização com a segunda dose. No caso dos idosos com mais de 85 anos, foram 18.295 pessoas vacinadas, e mais 17.198 mil idosos ainda não completaram a imunização.

Apesar da preocupação das pessoas com a demora na segunda dose e um possível atraso, o infectologista Felipe Prohasca tranquiliza. "O fato de se não fazer a vacina em 90 dias, não se perde a primeira dose. Você pode ter mais meses pela frente para tomar a segunda dose, sem perder a eficácia da primeira. O problema é que quanto mais cedo vacinasse, mas cedo estaria protegido, então a gente tem uma pressa em se vacinar a segunda dose para ter a proteção contra o coronavírus", falou Felipe. Confira no vídeo abaixo

Só 1 tipo de vacina

Segundo o médico, se as doses não chegarem no prazo determinado, não dá para aplicar outro tipo de vacina. Ou seja, quem tomou AstraZeneca não pode tomar a segunda dose da Coronavac. "Infelizmente uma vacina tem uma tecnologia, outra vacina tem outra tecnologia. Então, não adianta tomar uma dose de uma e uma dose de outra, você pode atrapalhar seu sistema imunológico", relatou Felipe.

Cerca de 12 mil pessoas faltaram a vacinação contra covid-19 no Recife; saiba o que fazer para receber as doses

A vacinação contra o novo coronavírus (covid-19) continua sendo a solução mais eficiente para combater a doença, de acordo com os órgãos de saúde.

No entanto, nem todo mundo foi tomar a vacina, mesmo com o agendamento feito. No Recife, por exemplo, cerca de 12 mil pessoas agendaram a aplicação das doses, mas não compareceram aos pontos de imunização, até essa quarta-feira (7).

De acordo com o secretário de Transformação Digital do Recife, Rafael Figueiredo, as pessoas devem fazer um novo agendamento para receber a vacina contra a covid-19. "As pessoas podem reagendar essa vacinação, nosso sistema faz a metrização e vai identificar que essa pessoa faltou, e ela pode reagendar. No entanto, nós recomendamos que se a pessoa for falta mesmo ela cancele esse agendamento, pois abre a oportunidade para outra pessoa ir'', explicou.