ASSUNTOS DO DIA

Bolsonaro e Kajuru, novo código de trânsito, eficácia da Coronavac: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 12/04/2021 às 5:47
Rovena Rosa/Agência Brasil
FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Às vésperas da CPI da covid, Bolsonaro pressiona Kajuru a pedir impeachment de ministros do STF. Coronavac é mais eficiente com intervalo maior entre doses; imunizante também é eficaz contra variantes P.1 e P.2. O que muda com o novo Código de Trânsito Brasileiro a partir desta segunda-feira (12). No Recife, chuvas chegaram a 71% do previsto para abril em 36 horas. Desconto na cobrança do IPTU do Recife pode chegar a 20%. Pernambuco começa a vacinar contra gripe.

Bolsonaro pressiona senador

Às vésperas da instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado sobre ações do governo federal na pandemia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pressionou o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) a ingressar com pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em conversa por telefone divulgada pelo próprio senador em suas redes sociais, Bolsonaro dá a entender que, se houver pedidos de impeachment contra ministros da Corte, pode ocorrer mudanças nos rumos sobre a instalação da comissão.

Presidente fez cirurgia para retirada de cálculo na bexiga
Presidente fez cirurgia para retirada de cálculo na bexiga
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Eficácia da Coronavac

Um artigo científico em pré-print (ainda sem revisão por pares) aponta que a eficácia da Coronavac contra a covid-19 é maior do que o dado anteriormente divulgado. A chamada eficácia primária, que representa a proteção da vacina contra a doença em qualquer intensidade, passou de 50,38% para 50,7%, chegando a 62,3% quando o intervalo entre as doses foi maior que 21 dias. Contra casos moderados, o imunizante tem eficácia de 83,7%, quando o dado anterior apontava 78%. As informações constam de artigo elaborado pelos profissionais que conduziram os testes da Coronavac no Brasil, liderados pelo Instituto Butantan. O documento foi submetido para análise da revista científica The Lancet. A bula da Coronavac estipula o intervalo para a segunda dose como de 14 a 28 dias, mas a aplicação a partir do 21º dia já é defendida pelo Butantan desde o mês de janeiro.

De acordo com o governo paulista, os primeiros a receber as doses da Coronavac serão profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos
De acordo com o governo paulista, os primeiros a receber as doses da Coronavac serão profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos
Divulgação/Instituto Butantan

Novo Código de Trânsito Brasileiro

A partir desta segunda-feira (12), passam a vigorar novas mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que vão afetar a todos que compõem o trânsito: motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas. E que vão impactar, principalmente, no futuro da segurança viária brasileira. Na avaliação de especialistas, há mudanças para melhor, mas também existem muitas que deixam claro que a vida não foi prioridade. Alterações que incentivarão o motorista infrator e, como consequência, provocarão ainda mais colisões, mortes e mutilações de motoristas, motociclistas e pedestres. E defendem que essa conta chegará em poucos anos, talvez dois, um, ou até menos tempo. E para toda a sociedade. Lembrando que o trânsito brasileiro provoca a morte de 30 a 35 mil pessoas e mutilações em outras 250 mil por ano, além de gerar um custo alto: R$ 132 milhões ao ano e R$ 1,5 trilhão em onze anos, segundo levantamento recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

CNH pode ter validade ampliada
CNH pode ter validade ampliada
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Chuvas

Em 36 horas, da noite da última sexta-feira (9) até a manhã deste domingo (11), o Recife registrou 232 milímetros de chuva, o que corresponde a 71% do previsto para o mês de abril, que possui uma média histórica de 326 milímetros de precipitação. Nesse período, a Defesa Civil do Recife registrou 180 chamados, sendo 87 pedidos de colocação de lonas e 93 pedidos de vistorias. As equipes estão de prontidão para atender aos chamados, que devem ser feitos pelo 0800 0813400. A ligação é gratuita, e o atendimento acontece 24 horas por dia. A Emlurb registrou, no período de 36 horas, 30 ocorrências em árvores da cidade. Desse total, 21 ocorrências já foram concluídas e as demais estão em andamento.

Houve alagamentos, deslizamento de barreira, árvore atingindo casas e prejuízos.
Houve alagamentos, deslizamento de barreira, árvore atingindo casas e prejuízos.
Wellington Lima/ JC Imagem

IPTU do Recife

O texto enviado pela Prefeitura do Recife à Câmara dos Vereadores, instituindo desconto de 10% para os contribuintes que pagarem em parcela única o IPTU e a Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de resíduos sólidos domiciliares (TRSD) até o próximo dia 30 de abril, recebeu emendas de plenário do vereador Renato Antunes (PSC) para elevação do desconto a 20%. Aprovado em duas comissões da Casa, o projeto tem previsão de ser levado ao plenário nesta segunda-feira (12).

Edifícios do Grande Recife
Edifícios do Grande Recife
Foto: Edmar Melo/arquivo/JC Imagem

Vacinação contra a gripe

Começa, nesta segunda-feira (12), a campanha de vacinação contra a gripe. Em Pernambuco, a iniciativa pretende imunizar, em três fases, mais de 3,5 milhões de pessoas até o mês de junho. Nesta primeira etapa, até 10 de maio, serão priorizadas crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 após o parto) e população indígena de 6 meses a 8 anos. Com a chegada de mais vacinas, também serão inclusos, neste momento inicial, os trabalhadores de saúde e a população indígena em geral.

Secretaria de Saúde de Petrolina disponibiliza vacinas de gripe
Secretaria de Saúde de Petrolina disponibiliza vacinas de gripe
Foto: Pixabay