Chuva

Ramal Camaragibe do Metrô do Recife fica sem funcionar e estações fecham após forte chuva derrubar árvore

Confira quais estações do Metrô do Recife amanheceram fechadas e como está o esquema de ônibus, por causa do problema

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 12/04/2021 às 8:43
Leo Motta / JC Imagem
FOTO: Leo Motta / JC Imagem

O Ramal Camaragibe do Metrô do Recife está parado, na manhã desta segunda (12). De acordo com a Companhia de Trens Urbanos (CBTU), uma árvore caiu ao lado da Estação Curado, na Zona Oeste, e atingiu os fios da rede elétrica, que alimenta os trens, nesse domingo (11). Além disso, galhos caíram nos trilhos.

>> Entenda fenômeno que causou tanta chuva em Pernambuco no fim de semana, e veja a previsão do tempo para esta segunda (12)

Estações fechadas

As estações fechadas são:

  • Camaragibe
  • Rodoviária
  • Curado
  • Alto do Céu

As demais estações, tanto da Linha Centro, quanto da Linha Sul, abriram e funcionam normalmente.

>> Além dos alagamentos e prejuízos, chuva provoca desaparecimento de homem no Grande Recife

>> Veja onde mais teve chuva na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata nas últimas 24 horas

>> Recife registra 82 mm de chuvas nas últimas 24 horas; o equivalente a 25% do previsto para todo o mês de abril

Esquema especial de ônibus

Procurado pelo JC, o Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) afirmou, por meio de nota, que reforçou a operação das linhas TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e TI Camaragibe/Derby. O consórcio também ativou a linha especial que liga os terminais de Camaragibe e TIP, na tentativa de minimizar os transtornos causado pelo fechamento das estações.

Além do reforço das linhas, o GRCT disse que, saindo do TI Camaragibe, os passageiros podem ainda desembarcar em qualquer estação de BRT da Avenida Caxangá, após o TI CDU, e embarcar na linha TI CDU/TI Joana Bezerra com destino ao Terminal Integrado Joana Bezerra.

"O Grande Recife pede a compreensão e a colaboração do passageiro, devido a um possível aumento de demanda nas linhas citadas acima, pois a capacidade de transporte de uma composição do metrô é bem maior que a do ônibus", diz trecho da nota.

Defesa Civil de Pernambuco

A população deve seguir as orientações das Defesas Civis dos seus municípios, deixando áreas de risco e evitando entrar em rios, córregos ou em locais alagados.

As equipes da Defesa Civil do Estado permanecem em alerta 24h, e podem ser acionadas, por meio da Central de Operações pelos telefones 199 e 3181-2490.

Defesa Civil do Recife

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) renova o alerta para a continuidade de chuvas moderadas a fortes no Recife, nas próximas 24 horas.

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h.

A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.