ASSUNTOS DO DIA

Caso Lula, instalação da CPI da Covid, ampliação da vacinação: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 15/04/2021 às 6:11
Foto / Reprodução
FOTO: Foto / Reprodução

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Plenário do STF decide nesta quinta-feira (15) sobre anulação das condenações de Lula. 'Presidência do Senado ainda definirá data de instalação da CPI da Covid', diz Rodrigo Pacheco. Pernambuco ultrapassa marca de 1,6 mil leitos de UTI abertos; é o maior número desde o início da pandemia. Municípios do Grande Recife voltarão a ter aulas presenciais por etapas, mas sem definição ainda de datas. Paulo Câmara anuncia ampliação da vacinação para idosos a partir de 60 anos em todo o Estado de Pernambuco. O tema do 'Debate da Super Manhã' é 'Pandemia'.

Caso Lula

Por maioria, com 9 votos a 2, e debaixo de críticas, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (14) que cabe aos 11 ministros do plenário analisar se mantém cada um dos pontos da decisão do ministro Edson Fachin que anulou as condenações impostas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Lava Jato. O julgamento continua nesta quinta-feira (15), mas pode se estender para a próxima semana.

Instalação da CPI

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que ainda definirá a data de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, mas garantiu que vai viabilizar o funcionamento da investigação, após o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmar a determinação para início dos trabalhos. A comissão terá um prazo de 90 dias para concluir os trabalhos. Esse período, porém, pode ser prorrogado por decisão de Pacheco.

Pacheco foi escolhido por Davi Alcolumbre (DEM-AP) para sucedê-lo na presidência.
Pacheco foi escolhido por Davi Alcolumbre (DEM-AP) para sucedê-lo na presidência.
Reprodução/TV Jornal

Leitos abertos

Nesta quarta-feira (14), Pernambuco ultrapassou a marca de 1,6 mil leitos de terapia intensiva (UTI) abertos na rede pública do Estado. É o maior número desde o início da pandemia. Entre as 1.604 vagas de terapia intensiva, 97% estão ocupadas. Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, foram cerca de 570 leitos de UTI abertos recentemente, ao longo de 45 dias, para atender a alta demanda de pacientes que apresentam sintomas graves da infecção pelo novo coronavírus. O Estado totaliza atualmente 375.115 casos confirmados da doença, sendo 38.052 graves e 337.063 leves. Além disso, já são 12.988 mortes em decorrência de complicações da infecção.

Leitos de UTI para pacientes infectados com a covid-19
Leitos de UTI para pacientes infectados com a covid-19
Hélia Scheppa/SEI

Aulas presenciais

A 13 dias para a data que libera aulas presenciais nas escolas municipais de Pernambuco, suspensas por causa da covid-19 desde março do ano passado - as 14 cidades da Região Metropolitana do Recife ainda não têm definição se vão reabrir as unidades em 26 de abril. A tendência é que nenhuma prefeitura opte por voltar nesse dia. Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (14) na capital pernambucana, com a presença de representantes de 11 municípios do Grande Recife, o único consenso foi de que o retorno deverá ser por etapas. Mas por qual série começar vai depender da decisão de cada gestão.

Segundo o presidente do Sintepe, nem todas as escolas oferecem a estrutura necessária para o retorno
Segundo o presidente do Sintepe, nem todas as escolas oferecem a estrutura necessária para o retorno
Felipe Ribeiro/ JC Imagem

Ampliação da vacinação

Em pronunciamento nesta quarta-feira (14), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou a chegada de mais 255 mil doses de vacina contra a covid-19 ao Estado, prevista para esta quinta-feira (15). Com o novo lote, o governador informou que será possível avançar, em todos os municípios pernambucanos, na imunização de idosos acima de 60 anos. “É um passo importante na proteção da população idosa, que já vem registrando resultados positivos nas faixas etárias cuja imunização já foi concluída. Nosso esquema de logística está pronto e a distribuição dessas novas doses será concluída até a próxima sexta-feira”, ressaltou Paulo Câmara.

Desembarcaram em Pernambuco, 172 mil doses da Coronavac e outras 36 mil da AstraZeneca/Oxford.
Desembarcaram em Pernambuco, 172 mil doses da Coronavac e outras 36 mil da AstraZeneca/Oxford.
Heudes Regis/SEI

Debate da Super Manhã

Nesta quinta-feira (15), 'Pandemia', às 11h. Wagner Gomes conversa com a jornalista Cinthya Leite, a infectologista Vera Magalhães e o microbiologista Edivaldo Nascimento.

Debate da Super Manhã
Debate da Super Manhã
JC Designers