A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) revelou a previsão do tempo para a noite desta quinta-feira (15) e também para a sexta-feira (16). De acordo com o órgão estadual, as regiões do Grande Recife, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão do Pajeú devem continuar com previsão de chuvas moderadas, mas a tendência é que haja diminuição da intensidade das chuvas em todas as regiões do Estado de Pernambuco.
De toda forma, a Apac informou que emitiu um aviso de Estado de Observação devido a continuidade do evento chuvoso resultante da atuação do Sistema conhecido como Zona de Convergência Intertropical.
Municípios com mais chuvas
Os maiores acumulados de chuva nas últimas 24horas, após a emissão do aviso meteorológico na quarta-feira (15) foram concentrados nas regiões Agreste e Mata Sul, até o período da manhã e no horário da tarde. A chuva também migrou para alguns municípios da Região Metropolitana do Recife. Os dados foram atualizados às 17h.
- Cabo de Santo Agostinho (102,74 mm);
- Correntes (89,07 mm);
- Pedra (76,12 mm);
- Tamandaré (71,38 mm);
- Catende (66,32 mm);
- Palmerina (66,74 mm);
- Escada (62,76 mm);
- Jaboatão dos Guararapes (60,56 mm);
- Buíque (53,36 mm);
- Recife (52,71mm).
Defesa Civil do Recife
A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e o atendimento, 24h. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.
Defesa Civil de Pernambuco
A população deve seguir as orientações das Defesas Civis dos seus municípios, deixando áreas de risco e evitando entrar em rios, córregos ou em locais alagados.
> Entenda fenômeno que causou tanta chuva em Pernambuco
> De charrete, equipe de reportagem da TV Jornal mostra pontos de alagamento na Avenida Dois Rios
As equipes da Defesa Civil do Estado permanecem em alerta 24h, e podem ser acionadas, por meio da Central de Operações pelos telefones 199 e 3181-2490.